Museu de Campo Mourão abre exposição dos 30 anos da visita de FHC ao município
O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira abriu, nessa terça-feira (11), a exposição “30 anos de história: FHC, o Teatro Municipal e a educação de Campo Mourão”. A mostra marca as três décadas da visita do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (FHC), à cidade, no dia 13 de fevereiro de 1995.
Com curadoria de fotografias e vídeos, a exposição é uma oportunidade de reviver momentos emblemáticos daquela visita, incluindo a chegada de FHC ao aeroporto local, a abertura do ano letivo de 1995 no Colégio Estadual Dom Bosco e a inauguração do Teatro Municipal de Campo Mourão.
O acervo apresentado faz parte do patrimônio do Museu Municipal, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura. “O objetivo da exposição é celebrar tanto a visita histórica de FHC quanto a inauguração do Teatro Municipal, um projeto de grande importância para a comunidade cultural de Campo Mourão”, afirmou Roberto Cardoso, secretário de Cultura.
A visita de FHC ao município foi a sua primeira ao Paraná, ocorrendo 43 dias após sua posse, em 1º de janeiro de 1995. Na ocasião, o prefeito era Rubens Bueno, que recepcionou o presidente. O governador Jaime Lerner e o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, também participaram do evento. O artista Stepan Nercessian foi o mestre de cerimônias da inauguração do Teatro Municipal.
As obras do Teatro, iniciadas em 1992 durante a gestão do prefeito Augustinho Vecchi (1989-1992), foram finalizadas no governo de Rubens Bueno (1993-1996).