Mutirão para ajudar dona Elvira acontece na quarta de manhã

Após reportagem sobre dona Elvira, a senhora de 81 anos, cuja casa nem portas têm, freis franciscanos de Campo Mourão marcaram para a próxima quarta feira um mutirão no imóvel. Num primeiro momento, uma grande organização e limpeza serão realizadas. Depois, a meta é levantar ajuda material. Ou seja, encontrar profissionais voluntários como pedreiro e pintor. “Dar uma vida mais digna a esta senhora é o nosso principal objetivo”, disse o frei Galileu.

De acordo com ele, inúmeras pessoas já ligaram se colocando à disposição para ajudar. No último fim de semana, a população levou e instalou um chuveiro. A falta dele, era o grande tormento na vida de Elvira. Pessoas também levaram lâmpadas – a casa tinha apenas uma. Além disso, a família recebeu vidros às janelas, um fogão, botijão de gás e uma geladeira.

Voluntários também estão unindo forças para revitalizar o banheiro. Ele não possui azulejos e, até a última sexta, mantinha fiação exposta. “Veio um senhor aqui. Instalou o chuveiro e arrumou os fios”, disse Adriano, filho mais novo de Elvira. O próximo passo é revestir as paredes com cerâmica. E, ao que tudo indica, a ajuda está vindo.

Os freis pretendem lavar a casa e buscar organizar os poucos pertences de mãe e filho. A retirada do lixo do quintal também está prevista. Elvira ainda necessita da doação de duas portas. E tinta para pintar o interior, como o exterior do imóvel. “Vamos tentar conseguir móveis, como uma estante para a sala, uma pia à cozinha e um guarda roupas ao quarto dela”, explicou o frei.

Tão logo a casa seja arrumada, Galileu deve levar o filho mais velho, Adilso, a um tratamento contra a dependência química. “Fiz um acordo com ele. Se conseguisse ajudar a mãe, ele toparia se internar e abandonar as drogas e a rua”, lembrou. Adilso é usuário de drogas e vive em situação de rua, em Campo Mourão.

Adriano, o filho que reside com Elvira, também é usuário. Ontem, revelou o desejo em se afastar das drogas. “Por enquanto não posso deixar minha mãe sozinha. Ela está doente. Fraca. Mas tão logo ela melhore, vou buscar ajuda e deixar esta vida”, afirmou.

SERVIÇO – O mutirão acontecerá na Rua Vereador José Dutra de Almeida Lira, número 410, na quarta, pela manhã. Sua ajuda pode ser oferecida no telefone 98439-8765.