Nova frente fria e ciclone extratropical causam reviravolta no clima a partir desta sexta
Após as duas últimas semanas de muito calor e ar seco em Campo Mourão e Comcam, a região vai sofrer uma virada no tempo a partir desta sexta-feira (23). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir desta sexta, uma frente fria de característica continental, associada a um ciclone extratropical no mar, vai avançar sobre o Paraná, trazendo chuva e derrubando as temperaturas.
A massa de ar polar que acompanha essa frente fria não será tão intensa quanto a do início deste mês, mas será suficiente para provocar uma queda significativa nas temperaturas. Segundo o meteorologista do Simepar, Paulo Ricardo Bardou Barbieri, a estabilidade atmosférica segue presente sobre todas as regiões do Estado durante esta quinta-feira. Porém, uma frente fria avança pelo sul do RS e Argentina com pancadas de chuvas e muitas descargas elétricas. Este sistema deverá chegar ao Paraná, nas regiões oeste e sudoeste entre o fim da tarde e a noite de hoje, observou.
Em Campo Mourão, estão previstos para esta sexta-feira (23), 5 milímetros de chuvas e 16 mm no sábado (24). Nestes dois dias a temperatura ainda segue agradável, variando de 24ºC a 17ºC (máxima) e de 12ºC a 15ºC (mínima). Porém no domingo, cai significativamente, atingindo os 7ºC com máxima não passando dos 15ºC.
Para a segunda-feira (26) há previsão de que o frio seja ainda mais intenso, com os termômetros devendo chegar à casa do 5ºC. Já na terça-feira (27), 8ºC. A partir de quarta-feira (28), o tempo volta a esquentar com mínima prevista de 13ºC e máxima, 24ºC.
A última semana de agosto será de temperaturas agradáveis. Porém, setembro inicia com calorão. Para se ter ideia, conforme o Simepar, na primeira semana do próximo mês, os termômetros poderão atingir os 36ºC. A previsão é que as chuvas mais significativas só retornem ao Paraná a partir de outubro.