NRE de CM oferece cursos técnicos e profissionalizantes em 20 colégios pela região

O NRE (Núcleo Regional de Educação) de Campo Mourão está com inscrições abertas para cursos técnicos e profissionalizantes 100% gratuitos. As opções variam entre capacitações integradas e subsequentes ao Ensino Médio. São 20 colégios com a oferta de mais de 1 mil cursos no total. Há vagas em 12 dos 16 municípios que fazem parte do NRE. Os cursos são nas áreas de saúde, gestão e negócios, recursos naturais, informação e comunicação, formação de docentes e segurança.

Em matéria publicada recentemente pela TRIBUNA, foram destacados os cursos disponíveis no Colégio Estadual de Campo Mourão. O estabelecimento de ensino concentra atualmente o maior número de opções. No entanto, também há outras instituições no município, em diferentes localidades, com algumas oportunidades, assim como em outros municípios de abrangência do Núcleo.

As instituições e os cursos disponíveis em Campo Mourão são: Colégio Unidade Polo (Desenvolvimento de Sistemas integrado); Colégio Marechal Rondon (Desenvolvimento de Sistemas e Marketing integrados); Colégio Ivone Soares Castanharo (Desenvolvimento de Sistemas integrado); Colégio Agrícola (Técnico Agropecuário integral); Colégio Darcy Costa (Desenvolvimento de Sistemas integrado); Colégio Vinícius de Moraes (Marketing integrado); Colégio: Antônio Teodoro de Oliveira (Marketing integrado); Colégio: Estadual (integrados: Administração, Farmácia, Formação de Docentes Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem. Subsequentes: Enfermagem, Estética e Segurança do Trabalho).

Dos demais estabelecimentos de ensino estadual do Núcleo, estão ofertando cursos: em Araruna, o Colégio Princesa Isabel (Administração integrado); em Barbosa Ferraz, o Colégio Machado de Assis (Formação de Docentes integral); em Engenheiro Beltrão, o Colégio Padre Antônio Vieira (Formação de Docentes integral); em Iretama, o Colégio Aníbal Khury (integrados: Agronegócio e Enfermagem; subsequentes: Enfermagem e Estética); em Luiziana, o Colégio Adaucto da Silva Rocha (Administração integrado); em Mamborê, o Colégio Rui Barbosa (Desenvolvimento de Sistemas integrado) e o Colégio João XXIII (Agronegócio integrado); em Nova Cantu, o Colégio João Farias (Agronegócio integrado); em Peabiru, o Colégio Olavo Bilac (Desenvolvimento de Sistemas integrado); em Quinta do Sol, o Colégio São Judas Tadeu (Formação de Docentes e Administração integrados); em Roncador, o Colégio General Carneiro (Administração integrado) e o Colégio Ulysses Guimarães (Desenvolvimento de Sistemas integrado).

A responsável pela pasta de Educação Profissional do NRE, Thais Regina Alves, explica que a oferta da Educação Profissional e Técnica tem se expandido no Paraná nos últimos anos, especialmente em 2022. Para ela, isso é decorrente de dois fatores principais: tanto devido ao desejo dos estudantes de se qualificarem para a carreira profissional já durante os estudos quanto à demanda do mercado de trabalho que necessita de colaboradores especializados.

A modalidade de cursos médio integrados é a que o aluno cursa, ao mesmo tempo, o ensino médio e o profissionalizante. As inscrições ocorrem uma vez ao ano. Já os subsequentes são ofertados para o público que já terminou o Ensino Médio e deseja fazer um curso técnico. Essa modalidade tem abertura de vagas duas vezes ao ano.

Thais explica que 73,20% dos estudantes que estão em programas formais de empregabilidade, como o Jovem Aprendiz ou que fazem estágio remunerado, estudam em colégios que ofertam educação profissional. Por sua vez, dos colégios com ensino regular, sem disponibilizar cursos profissionalizantes, apenas 26,80% dos seus estudantes estão no mercado de trabalho formal.

São 35 vagas para cada nova turma aberta. Thais reforça que os interessados devem fazer a inscrição o quanto antes, pois as vagas são bastante disputadas. “Os estudantes, além de preencherem a ficha de inscrição e fornecerem a documentação necessária, precisam passar por entrevista para, por fim, ter sua classificação e possível vaga garantida”, alerta.

A profissional da educação salienta que o Ensino Médio é uma das etapas da escolarização que há grande evasão. Explica que isso ocorre porque muitos jovens acabam se obrigando a trocar os estudos pelo trabalho. Isso pode ser decorrente de vários fatores, como necessidade pessoal ou para colaborar com a renda familiar.

“O nosso intuito, com o crescimento da educação profissional é possibilitar o contrário: que os jovens permaneçam na escola e que tenham oportunidade de se especializar para que, quando forem ingressar no mercado de trabalho, possam fazer isso de maneira qualificada e formal, correspondendo também à expectativa dos empregadores”, comenta, otimista.

O NRE também tem a intenção de fazer dos cursos técnicos apenas o início da qualificação dos jovens. “Esse é o ‘pontapé’ para que almejem voos mais altos, que sigam para a graduação, pós-graduação e assim por diante”, reforça Thais. Com a educação técnica profissional, a servidora estadual acredita ser possível unir um ensino de qualidade, preparando para a vida, a uma sociedade com pessoas capacitadas em diversas áreas.

Serviço

Para mais informações, os interessados podem falar diretamente com o setor da Educação Profissional, no WhatsApp (44) 3518-2810, com a responsável Thais Regina.

Informações obrigatórias para a inscrição

* Preenchimento da Ficha de Inscrição.
* RG e CPF do candidato (original e cópia).
* Histórico Escolar (original e cópia), ou Declaração de Conclusão de Curso/Ensino, ou Declaração para Alunos em Curso (no 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio ou 4ª série do Ensino Médio integrado), ou Certidão de Regularidade de Estudo (quando for aluno de outro estado).
* Declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista de rede privada.
* Termo de ciência do estágio obrigatório, quando existir estágio no curso ou da prática de formação (para ocurso de Formação de Docentes).
* Declaração de vacinação (para alunos até 18 anos) a ser entregue no ato da matrícula.

Cursos disponíveis por município e instituição

Araruna

Colégio Princesa Isabel

Curso integrado: Administração

Barbosa Ferraz

Colégio Machado de Assis

Curso integrado: Formação de Docentes integral

Campo Mourão

Colégio Estadual

Cursos integrados: Administração, Farmácia, Formação de Docentes, Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem
Cursos subsequentes: Enfermagem, Estética e Segurança do Trabalho

Colégio Unidade Polo

Curso integrado: Desenvolvimento de Sistemas

Colégio Marechal Rondon

Cursos integrados: Desenvolvimento de Sistemas e Marketing

Colégio Ivone Soares Castanharo

Curso integrado: Desenvolvimento de Sistemas

Colégio Agrícola

Curso integrado: Técnico Agropecuário integral

Colégio Darcy Costa

Curso integrado: Desenvolvimento de Sistemas

Colégio Vinícius de Moraes

Curso integrado: Marketing

Colégio Antônio Teodoro de Oliveira

Curso integrado: Marketing

Engenheiro Beltrão

Colégio Padre Antônio Vieira

Curso integrado: Formação de Docentes integral

Iretama

Colégio Aníbal Khury

Cursos integrados: Agronegócio e Enfermagem
Cursos subsequentes: Enfermagem e Estética

Luiziana

Colégio Adaucto da Silva Rocha

Curso integrado: Administração

Mamborê

Colégio Rui Barbosa

Curso integrado: Desenvolvimento de Sistemas

Colégio João XXIII

Curso integrado: Agronegócio

Nova Cantu

Colégio João Farias da Costa

Curso integrado: Agronegócio

Peabiru

Colégio Olavo Bilac

Curso integrado: Desenvolvimento de Sistemas

Quinta do Sol

Colégio São Judas Tadeu

Cursos integrados: Formação de Docentes e Administração

Roncador

Colégio General Carneiro

Curso integrado: Administração

Colégio Ulysses Guimarães

Curso integrado: Desenvolvimento de Sistemas