Número de furtos e roubos tem queda de 35% e 39% em Campo Mourão

O Setor de Comunicação do 11ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão divulgou na tarde desta quinta-feira (3), os números relativos às ocorrências de furtos e roubos atendidos pela PM na cidade. De acordo com os dados, os furtos tiveram uma redução de 35% enquanto roubos 39,8% de janeiro a agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2019.

Conforme os dados, neste ano foram registrados 926 furtos de janeiro a agosto contra 1.443 ocorrências no mesmo período do ano passado.  Em 2020 a PM prendeu 119 pessoas por furto. Somente na área central foram 44 detidos.

Já os roubos somam 121 em 2020 contra 201 em 2019 (redução de 39,8%). No período foram presas pela PM 33 pessoas por este tipo de crime. Os números foram apresentados pelo comandante do 11° BPM, tenente-coronel Júlio César Vieira da Rosa e o capitão Hermon Alves de Lima, responsável pela Seção de Planejamento do 11° BPM, durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), hoje de manhã. 

“São números bastante positivos que demonstram o bom trabalho das nossas equipes que tem atuado em diversas linhas de frente para garantir uma segurança pública de qualidade à população”, observou Rosa, ao lembrar, que a pandemia tem reduzido a movimentação de pessoas nas ruas o que também contribuiu para a queda.

Rosa informou que através dos boletins de ocorrência registrados a Polícia Militar identifica as regiões onde ocorrem mais crimes, focando os trabalhos nestas localidades. “Através deste georreferenciamento temos como saber onde ocorrem mais crimes para focarmos as ações”, ressaltou. Por isso é importante que toda vítima de furto ou roubo nunca deixe de fazer o boletim de ocorrência, orienta. “O registro destas ocorrências entra nas nossas estatísticas que aponta onde iremos aplicar nosso policiamento”, explicou.

O tenente-coronel destacou ainda a parceria com a Polícia Civil para o combate ao crime. “É um trabalho em conjunto que sempre dá bons resultados”, avaliou, ao lembrar ainda a participação da população com o oferecimento de denúncias anônimas. “Esta confiança da população na Polícia Militar tem dado resultados positivos”, acrescentou.

Embora esteja passando por uma situação adversa em relação aos anos anteriores em razão da pandemia, o comandante destacou que o 11º Batalhão não deixou de atuar nas ações de prevenção e combate ao crime, por meio de ações e operações que vêm sendo desenvolvidas. Como exemplo ele citou as seguintes ações policiais que vêm sendo desenvolvidas como Operação Ostensividade, Operação Pagamento Auxílio Emergencial, Operação Correios, Operação Corujão, Operação Trigger, Operação Preservação da Ordem Pública, Operação Cumprimento de Mandados, entre outras. 

Ele frisou que Campo Mourão conta com equipes de Radiopatrulha 24 horas por dia, além das equipes do Pelotão de Trânsito (Peltran) com o emprego de motocicletas e viatura do Plantão de Acidentes, que auxiliam no patrulhamento preventivo durante seus turnos de trabalho. Além disso, a cidade tem o reforço na segurança pública com os grupos táticos Rotam, Rocam e Canil, que embora atendam demandas em outras cidades da região também atuam em Campo Mourão com ações preventivas.