Padre Wesley participa de encontro de coordenadores de pastoral em Brasília
O padre Wesley de Almeida, coordenador de pastoral da Diocese de Campo Mourão, está participando do primeiro Encontro Nacional de Coordenadores de Pastoral, na Casa Dom Luciano, em Brasília. O evento, que iniciou nessa segunda-feira (8) e encerrará nesta sexta-feira (12), é realizado pelo secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Estão participando do encontro mais de 200 pessoas de todo o Brasil, dos quais sete sacerdotes são do Regional Sul 2 (Paraná), incluindo o padre Wesley. Com o tema “A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária” e o lema “O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir” (cf. Lc 10,1), a intenção do encontro é favorecer o estudo dos principais temas relacionados à evangelização na igreja no Brasil.
Entre eles, destacam-se o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB, o Sínodo sobre a sinodalidade e o Jubileu da Esperança, em 2025. O padre Wesley comentou sobre o evento. “O encontro propõe o estudo e reflexão de vários temas atuais para a ação evangelizadora da igreja, marcada por desafios e oportunidades”, afirmou.
Além disso, o religioso enfatizou a importância de estar participando do momento, que contribuirá para a própria atuação dele. “São profundas reflexões que me ajudam como coordenador de pastoral a ter uma visão mais ampla da realidade e dos desafios, podendo contribuir mais eficazmente com o processo de evangelização na Diocese de Campo Mourão”, disse.
Como há um grande público no evento, o padre Wesley também ressaltou a relevância das trocas, denominadas por ele como ‘intercâmbios de experiências’, que têm sido feitas entre os participantes, o que possibilita conhecer as realidades mais diversificadas na caminhada pastoral no país, embora o objetivo de todas seja o mesmo: ‘o anúncio de Jesus Cristo’.
O sacerdote também destacou que essa participação no encontro confere maior credibilidade ao trabalho desenvolvido pelos coordenadores de pastoral. Ele avaliou, ainda, a felicidade e a responsabilidade de estar presente em um encontro dessa proporção, a nível nacional. “Aprofundar a mística do coordenador de pastoral me alegra muito profundamente pela missa a mim confiada, e, ao mesmo tempo, gera um senso de responsabilidade ainda maior”, refletiu.