Para aumentar segurança, PM reforça ações em Campo Mourão e região

Para aumentar a segurança da população e dos mais de 6 mil atletas que participam da fase Final dos 68° Jogos Escolares do Paraná em Campo Mourão, a Polícia Militar do 11° Batalhão vem reforçando as ações de policiamento ostensivo no município em toda a região.

Policiais de várias localidades e do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária desenvolvem diariamente ações preventivas e de presença nos locais de competições, de alimentação e de alojamentos dos atletas, garantindo segurança durante o evento.

As ações de policiamento também estão sendo intensificadas próximas às agências bancárias, lotéricas e Correios dos municípios, já que são locais de movimentação financeira, para coibir ações delituosas contra o patrimônio das pessoas que vivem nestes locais.

De acordo com o comando do 11º Batalhão, para evitar que ações delituosas possam ocorrer nas 20 cidades atendidas pelo Batalhão, estão sendo desenvolvidas também ações de policiamento ostensivo, com blitze, bloqueios e abordagens a veículos e pedestres.

O comando ressalta que as ações de segurança se estendem também por toda a área rural do batalhão. Desde o fim do mês passado, policiais militares da Patrulha Rural do 11º Batalhão de Campo Mourão passaram a usar mais tecnologia contra o crime. Recebeu uma viatura nova acompanhada com um aparelho celular com aplicativo para georreferenciamento das propriedades. Também, policiais passaram por uma formação específica em Curitiba para uso da tecnologia.

A nova tecnologia trata de um novo sistema para consulta e cadastro de informações de propriedades rurais. É um aplicativo de celular que permite a integração entre a base de dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o sistema da Polícia Militar. Assim, será mais rápido levantar informações como quais e quantos animais a propriedade possui, os limites físicos de cada fazenda, onde estão as reservas legais, maquinários utilizados no local, entre outras informações importantes.

O comando explica que, muitas vezes, o levantamento de dados básicos para uma ação rápida como resposta às ocorrências é um percalço no trabalho policial. “Às vezes a polícia encontra dificuldade porque não sabe dados do maquinário, a marca quente na criação de gado ou então até dados simples como características de carros estranhos passando na região”, comentou o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida no lançamento do aplicativo, ao informar que está sendo feito um cadastramento detalhado das propriedades rurais no aplicativo da Patrulha Rural.