Paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão recebe novos padres

Após 4 anos de atuação dos sacerdotes Antônio Nazarki e Bonifácio Zaluski na Paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão, a comunidade ucraniana do município recebeu, nesse domingo (14), novos padres. Foi nomeado, como pároco, o padre Roberto Lucavei, e designado, como vigário, o padre Estefano Wonsik. Como padrão, eles também permanecerão na paróquia por 4 anos.

O novo pároco nasceu no município de Irati, em 1965. Cursou Filosofia e Teologia na Universidade Angelicum, em Roma, a Itália. Foi ordenado sacerdote em 1991, na igreja São Josafat, em Prudentópolis. Já o vigário nasceu em Araruna, em 1988. Tem graduação em Filosofia, em Curitiba, Teologia, na Ucrânia, e Jornalismo, em São Paulo. O sacerdote foi ordenado em 2018, na própria matriz Santíssima Trindade em Campo Mourão.

Com a nomeação dos novos religiosos na paróquia, o padre Antônio Nazarki, até então, pároco, foi designado para Mafra, em Santa Catarina. Por sua vez, o padre Bonifácio Zaluski, foi para Prudentópolis. Ambos atuaram na matriz de Campo Mourão desde 2020.

A matriz de Campo Mourão atende mais 6 comunidades da região. Foto: Érica Kalinovski/Tribuna do Interior

Constituição da igreja ucraniana de Campo Mourão e abrangência

A Paróquia Santíssima Trindade foi fundada no dia 14 de março de 1959, pelo Decreto nº 224/59, expedido por Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara. O prédio da primeira igreja, construída em madeira, data do ano de 1956. O segundo e atual, em alvenaria, do ano 1965.

A igreja ucraniana de Campo Mourão pertence ao Rito Bizantino Ucraíno-Católico. Pertence à Eparquia Imaculada Conceição, de Prudentópolis. A matriz, em Campo Mourão, abrange as comunidades de Araruna, Colônia Upá, Farol, Juranda, Mamborê e Maringá. É atendida pelos padres da Ordem de São Basílio Magno (OSBM).