Pela 1ª vez, celebrações de São José não terão fieis nas igrejas

A igreja católica comemora nesta sexta-feira, 19 de março, o Dia de São José, que é o padroeiro de Campo Mourão e por isso também é feriado municipal. Por conta das restrições impostas pelo poder público para enfrentamento da pandemia de Covid-19, porém, pela primeira vez as celebrações não terão a presença dos fieis nas igrejas. As missas serão transmitidas apenas pela internet.

Em Campo Mourão está em vigor um decreto municipal que proíbe celebrações presenciais durante este fim de semana (sexta, sábado e domingo). E mesmo durante a semana, as igrejas só poderão ser ocupadas por 30 por cento de sua capacidade de público. O objetivo, segundo as autoridades de Saúde, é tentar reduzir a disseminação do vírus para desafogar o sistema de saúde, que está em colapso. Foi exatamente nesta data, no ano passado, que Campo Mourão registrou o primeiro caso positivo de coronavírus.

As novenas em homenagem a São José começaram no dia 10 de março, na Catedral São José e nas demais paróquias nesta semana foi realizado o “tríduo”.  “Este ano o Papa Francisco presenteou a Igreja com a Carta Apostólica Patris corde, instituindo o Ano de São José, por ocasião do 150º aniversário da Declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja”, explica um texto postado na página de divulgação das novenas.

Nesta sexta a solenidade do padroeiro será celebrada em dois momentos, com transmissão pela página da Catedral no Facebook: às 9h30, presidida pelo bispo Dom Bruno Versari, quando será realizada a abertura do Ano Família Amoris Laetitia. Às 18 horas a missa será celebrada pelo padre Jurandir Aguilar.

“A diocese de Campo Mourão, no esforço de levar com perseverança o labor evangelizador, encontra em São José, seu padroeiro, inspiração para viver, com zelo e entusiasmo pastoral, as virtudes do evangelho de Jesus Cristo, inspiradas no pai de Jesus e esposo da Virgem Maria”, ressalta Dom Bruno.