Placas de trânsito são furtadas em Campo Mourão: ‘revoltante’, lamenta secretário

Apesar do trabalho policial realizado na cidade, os marginais estão cada vez mais ousados em Campo Mourão. Furtam tudo o que podem, seja de particulares ou patrimônio público. A Polícia Militar tem feito prisões. Porém, dificilmente, por ‘brechas’ da lei, os criminosos param atrás das grades. Uma situação de furto de placas de trânsito no jardim Modelo, deixou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno Reis Pereira revoltado.

“Os marginais foram tão folgados que levaram só as placas, que são aparafusadas. As hastes de sustentação, por serem concretadas na calçada e exigir um pouco mais de ‘esforço’ para ser retirada, deixaram para trás. Um absurdo tamanha ousadia”, lamentou o secretário. Um boletim de ocorrência foi registrado. A polícia tenta agora identificar o responsável pelo ato criminoso.

O furto aconteceu a rua Pedro Ptaszak, esquina com a rua Jusueis. Servidores sentiram a falta das placas na segunda-feira (12). Do local, os criminosos levaram duas placas de sinalização de trânsito com a inscrição “Pare”. Para retirar as chapas de aço eles desaparafusaram as peças, provavelmente utilizando alguma ferramenta, já que os parafusos que seguram as placas são bastante apertados. Para trás só ficaram as hastes metálicas.

Ireno comentou que é possível identificar a placa. Em seu verso constam informações da empresa que a instalou no local, neste caso, “Bulla Sinalizadores” e ainda mês e ano de fabricação da mesma. “Se alguém ver, reconhecer ou identificar pedimos que avise imediatamente a Polícia Militar. Este tipo de crime tem que parar na nossa cidade”, falou o secretário.

Ele lembrou cabos de energia elétrica, tampas de bueiros são outros itens furtados com frequência por bandidos na cidade. “Nem o cemitério estes marginais estão ‘perdoando’, lamentou, ao se referir a um furto de várias peças de bronzes em túmulos, recentemente.

Em relação as placas levadas pelos ladrões, além do prejuízo ao erário, a falta de sinalização destes locais coloca em risco a integridade física dos usuários das vias, uma vez que oferece perigo de acidentes de trânsito. Neste caso, novas placas já foram instaladas no local.

“Se tem quem está furtando tem também o receptador. É preciso achar quem está comprando este material e prender. Só assim para resolver este grave problema”, frisou o secretário, ao pedir a ajuda da população na fiscalização. “Se alguém ver ou perceber qualquer movimentação suspeita avise a polícia. É preciso a cooperação de todos”, ressaltou.

Crime

Quem for pego cometendo furto de placas, pode ser condenado de seis meses a três anos de prisão, além da multa. A prefeitura reforça que a população denuncie as ações de vandalismo ou furtos ao patrimônio público. Denúncias podem ser feitas diretamente à PM pelo número 190.