Plantio da soja avança na região de Campo Mourão e atinge 47% da área

Os produtores rurais estão a todo vapor com o plantio da soja na região de Campo Mourão após os últimos dias de chuvas. O objetivo é recuperar o tempo perdido devido a estiagem prolongada que ‘segurou’ os trabalhos e garantir que a semente esteja no solo para receber as próximas chuvas previstas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o plantio alcançou 47% da área reservada para a soja na Comcam. Ou seja, foram semeados 325.531 hectares de um total de 692.620. Em geral, as condições das lavouras apresentam bom desenvolvimento.

No Paraná, os produtores semearam 2.143.855 hectares, o que representa 38% da área estimada para o plantio do grão no estado ao longo da safra de verão. “As precipitações possibilitam melhores condições de campo para que as lavouras tenham um bom desenvolvimento, trazendo assim expectativa de uma boa safra em relação à produtividade”, diz o Deral.

Na propriedade do produtor de Campo Mourão, Vicente Mignoso, as máquinas não pararam desde que as chuvas cessaram. Ele está plantando 240 alqueires de soja e 22 de milho. “Há um bom tempo não recebíamos uma quantidade de chuva tão generosa como a que caiu nos últimos dias. Temos agora que acelerar o plantio e recuperar o tempo perdido”, falou ele.

Indicativos do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam que o restante do mês terá chuvas regulares, o que beneficiará as culturas de verão neste início de temporada. No entanto, prognósticos indicam para precipitações mais ‘espaçadas’ entre novembro e dezembro, o que pode causar estresse nas lavouras. De qualquer forma, o momento é animador, segundo Mignoso, que deve concluir o plantio em sua propriedade nos próximos dias. “Com a chuva retornando vamos ter que parar e retomar a semeadura após o tempo firmar”, disse.

Na Comcam, a produção estimada de soja nesta safra é de 2.666.587 milhões de toneladas contra 2.432.321 anteriormente. Pouco mais de 7% da safra já foi comercializada antecipadamente pelos produtores devido os bons preços: R$ 162,00 a saca de 60 quilos.

Segundo o Deral, no Paraná, a estimativa é que a soja seja plantada em 5,61 milhões de hectares. A projeção atual é que o estado colha cerca de 20,1 milhões de toneladas do grão ao longo do ciclo, com uma produtividade de 3,7 toneladas por hectare plantado. Esse volume representa aumento de 6% em relação a safra do ciclo 2020/21, quando foram colhidas 19.768.900 toneladas. Segundo o órgão, esta será a maior área da história.