Alunos de colégios cívico-militares de CM recebem 1º kit de uniforme

Começaram a ser entregues nesta quinta-feira (21), pelo Núcleo Regional de Educação, os kits de uniformes aos alunos dos colégios que a partir deste ano oferecem o ensino cívico-militar. Em Campo Mourão receberam os kits os colégios Darci Costa, Unidade Polo, Osvaldo Cruz e Marechal Rondon. As vestimentas são oferecidas gratuitamente aos estudantes.

Segundo a chefe regional do NRE, professor Ivete Sakuno, o primeiro kit é composto de agasalho (calça) e camiseta. A farda militar só deverá ser entregue no início do próximo ano. A demora, segundo ela, deve-se à burocracia para aquisição por parte do governo do Estado. “É preciso realizar um processo licitatório e isso é um pouco demorado”, justifica.

Ela lembra que a partir de agora o uso do uniforme será uma exigência para o aluno ingressar no ambiente do colégio. A chefe do NRE também ressalta que o modelo cívico-militar já vem apresentando bons resultados. “Onde já está ativado é possível perceber a diferença tanto no comprometimento dos alunos quanto na questão disciplinar”, afirma.

Apesar de implantado desde o início do ano letivo, nem todos os colégios cívico-militar contam com diretores militares, como é o caso do Colégio Osvaldo Cruz, em Campo Mourão. “Na próxima semana será realizada uma nova seleção”, afirma Ivete. Além de atraso no processo por conta da pandemia, o número de aprovados no concurso não foi suficiente para o preenchimento de todas as vagas e um novo edital teve que ser aberto.

A chefe do NRE acrescenta que existe uma demanda de colégios interessados em oferecer esse novo modelo de ensino. “Em princípio ficaram meio receosos, mas agora com os resultados já perceptíveis, muitos estão pedindo”, acrescenta.

No sistema cívico-militar a matriz curricular é maior, com seis aulas diárias (30 por semana), com mais aulas de Língua Portuguesa e Matemática e o acréscimo de Cidadania e Civismo, com uma aula por semana para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio.

A gestão dos colégios é compartilhada entre civis e militares, sendo o diretor-geral e o diretor auxiliar (quando a escola necessitar) civis. O diretor cívico-militar será responsável pela disciplina e atividades cívico-militares, além de poder auxiliar nas partes de infraestrutura, patrimônio, finanças e segurança. Cada escola terá de dois a quatro monitores militares, conforme a quantidade de alunos.