Plantio da soja entra na reta final na região de Campo Mourão

Com a intensificação do plantio, pós período de chuvas intensas, a semeadura da soja entrou na reta final na região de Campo Mourão, conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado a secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). De acordo com boletim divulgado na terça-feira (21), 99% da área já estão plantadas na Comcam.

Segundo o Deral, os produtores reservaram para esta primeira safra de soja na região, algo em torno de 683.180 hectares. De acordo com os dados, 82% da área semeada apresentam boas condições de desenvolvimento, 17% (médias) e apenas 1% de área ruim. “Como o volume de chuva foi muito grande, alguns produtores tiveram de fazer o replantio de áreas”, comentou o técnico do escritório regional do Deral, em Campo Mourão, Paulo Borges.

Conforme relatos de produtores, áreas na região do município de Roncador estão entre as mais atingidas. Foram afetadas principalmente lavouras semeadas em regiões de declive, onde a erosão arrastou sementes e até mesmo plantas já emergidas do solo, causando prejuízos.

O Departamento de Agricultura informa ainda que do total da área semeada na Comcam, 47% estão em desenvolvimento vegetativo, 40% no estágio de floração, 12% em frutificação, e 1% na fase de germinação. A expectativa era de que o plantio da cultura fosse concluído ainda esta semana, porém as chuvas voltaram a paralisar os trabalhos.

Conforme estimativa do Deral, a região deverá ter uma produtividade de aproximadamente 2.541.429.600 milhões de toneladas de soja, média de 3.720 quilos por hectare. Isso caso não haja intercorrências climáticas, como seca durante o estágio de desenvolvimento da cultura ou chuvas no período de colheita, por exemplo. Em nível de Paraná, a produção da oleaginosa está estimada em 21,9 milhões de toneladas, e uma área de 5,8 milhões de hectares.

Milho

Em relação ao milho de primeira safra, o plantio dos 11.120 hectares já foi concluído na Comcam. O clima está contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras. Dados apontam que 90% da área apresentam boas condições e 10% situação mediana. Da área plantada, 50% estão no estágio de floração e 40% em desenvolvimento vegetativo.