Plantio do milho atinge 80% da área na região de Campo Mourão

Mesmo com o tempo não colaborando devido à falta de chuvas significativas, o plantio do milho 1ª safra atingiu 80% da área dedicada a cultura na região da Comcam. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), foram semeados 5,6 mil hectares dos 7 mil reservados ao milho. 

De acordo com o Deral, as condições climáticas não favoráveis estão fazendo com que o plantio seja realizado de forma mais lenta este ano. Já era para os trabalhos estarem finalizados há pelo menos cerca de duas semanas atrás. 

Para a região de Campo Mourão, o Deral estima uma produção de 69,3 mil toneladas de milho, uma média de 9,4 mil a 10,4 mil quilos por hectare. Da área plantada, 1.680 hectares estão em condições ruins devido a seca, o equivalente a 30% e 3.920 hectares em condições medianas. Os dados demonstram ainda que 15 da lavoura semeada está em fase de germinação e 85% em desenvolvimento vegetativo. 

Conforme o Deral, o cenário para a segunda safra de milho 2020/21, que deve iniciar o plantio em janeiro de 2021, apresenta certo grau de incerteza, já que o atraso no plantio da safra de soja consequentemente pode levar a um atraso e concentração do plantio do milho e aumento dos riscos climáticos.

Preços

No cenário mercadológico, os preços do cereal seguem firmes, atingindo novos recordes. Para se ter ideia, no mês passado fechou em média R$ 57,50 a saca de 60 quilos, já o preço atual para venda ao produtor está sendo de R$ 65,00 a saca.

Produção no Paraná

A estimativa de área para a safra de verão 2019/20 é de 336 mil hectares, 6% menor do que na safra 18/19, com perda próxima a 20 mil hectares. Em um cenário ideal, o volume de produção deve ser semelhante à safra anterior, em torno de 3,1 milhões de toneladas, segundo o Deral.