Região tem primeiro produtor de tomate orgânico certificado pela Genesis

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), núcleo de Campo Mourão, divulgou que Campina da Lagoa é a primeira cidade da Comcam com produtor de tomate orgânico com certificação pela Genesis, referência nacional e internacional em auditorias de boas práticas agropecuárias. Trata-se do agricultor familiar Benedito Cláudio dos Santos, da comunidade Timburi.

Santos iniciou a fase de conversão em 2019, obtendo neste ano o certificado de produtor orgânico. Segundo ele, sua família tem forte atuação na área de horticultura, por isso decidiu trabalhar com a produção de hortaliças dentro do sistema de produção orgânica, sem uso de agrotóxicos, tendo como principal cultura o tomate. Ele comentou que teve bastante dificuldade no período de conversão, até porque, sua área de plantio, de 6 mil metros quadrados, agora certificada, estava bastante degradada quando iniciou o processo.

“Trabalhamos intensivamente no manejo, com adoção das normas técnicas de produção orgânica proposto no Plano de Manejo Orgânico, aprovado pela certificadora”, explicou. Com uma produção exclusivamente familiar, começou há cerca de duas semanas a colheita da safra. Ele tem 600 pés de tomate da cultivar ‘Pay-Pay’ em uma estufa. Além de destinar parte da produção para merenda escolar, Santos mantém contatos com supermercados e a feira do produtor para comercializar parte da produção. 

O produtor relata ainda a existência de desafios como logística e baixa disponibilidade de produtos comerciais com registro para o manejo de pragas e doenças no sistema orgânico, muitas vezes tendo de recorrer ao uso de caldas e preparos biodinâmicos para esta finalidade. 

Outro desafio segundo ele, é obter um preço mais atrativo do produto orgânico nos mercados locais, considerando que estes acabam comercializando o produto convencional com preço bem abaixo do orgânico. “Mas acreditamos que o interesse pelo consumidor pode vir a mudar com a realização de trabalhos de conscientização e busca de outros mercados que priorizam o produto orgânico”, prevê.  

Além do apoio familiar, Santos vem recebendo o apoio do IDR-Paraná no município, onde é assistido pelo engenheiro agrônomo Everaldo Andrade de Ávila.