Prefeitos assinam termo de compromisso com a Sesa para o ‘PlanificaSUS Paraná’

Prefeitos de municípios da região da Comcam, assinaram na manhã desta terça-feira (23), em Campo Mourão, o termo compromisso com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa/PR), para adesão ao projeto “PlanificaSUS Paraná”.

O encontro foi realizado no teatro municipal, reunindo secretários de Saúde, prefeitos, o chefe da 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, além da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do projeto no Paraná, Goretti David Lopes.

O programa é uma proposta do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Albert Einsten, de São Paulo, tem como objetivo fortalecer a organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS com a capacitação dos profissionais da Atenção Primária de forma articulada com os da Atenção Especializada.

O presidente do Ciscomcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), Rafael Bolacha, prefeito de Moreira Sales, comentou que o alinhamento de toda a atenção primária em saúde fortalecerá o atendimento à população pós pandemia. “O nosso consórcio de saúde se colocou à disposição para que a rede de atenção básica tenha todas as condições de priorizar e melhorar o atendimento junto a nossa população da região atendida pelo Ciscomcam”, destacou.

O presidente da Comcam, Leandro César Oliveira, prefeito de Araruna, comentou a importância do programa. “O PlanificaSUS só veio engrandecer o trabalho que a gestão faz no município, treinando e qualificando os profissionais. Com planejamento, os municípios conseguirão melhorar a qualidade no atendimento em saúde à população. É um projeto que vem para somar junto aos municípios para que tenham uma saúde pública mais qualificada”, frisou.

De acordo com Goretti Lopes, com o programa, a região desenvolverá um projeto com olhar integral para a saúde. Segundo ela, a proposta final é formar uma rede de atenção contínua, proativa e integrada, compatível com o manejo adequado das condições agudas crônicas.

“A capacitação e participação dos tutores regionais permitem a expansão imediata da metodologia da planificação para todas as regiões do Paraná, garantindo inclusive a reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde no pós-pandemia”, destacou.

A Sesa está expandindo o programa para todo o Paraná, com a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária para todas as 22 Regionais de Saúde, buscando aprimorar os serviços para avançar na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada, garantindo qualidade nas ações para a população. O programa teve início em 2019, sendo implantado apenas na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Hoje o PlanificaSUS já atinge 361 municípios.