Prefeitura faz entrega da escritura de terreno ao TJ para construção de usina fotovoltaica

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania) fez na manhã desta quinta-feira (29), a assinatura e entrega da escritura do terreno ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira para a construção de uma usina fotovoltaica pelo TJ no município. A área doada pela prefeitura fica localizada na Vila Guarujá, onde atualmente funciona o estande de tiro, que será transferido para outro local.

A solenidade para entrega oficial da escritura foi realizada no saguão da prefeitura, reunindo o diretor do Fórum de Justiça de Campo Mourão, juiz Rui Cruz, promotor de Justiça Luciano Matheus Rahal, presidente da OAB de Campo Mourão, Renato Fernandes Silva Junior, presidente do Conselho Municipal de Segurança, Andrey Legnani, vereadores, entre outras lideranças municipais. 

É mais um passo importante para este processo. Daqui para frente vamos licitar os projetos e adiante iniciar a obra que será muito importante para o estado do Paraná, o município de Campo Mourão e para o Poder Judiciário, afirmou o presidente do TJ, Adalberto Jorge Xisto Pereira. Segundo o desembargador, a expectativa é que a obra inicie ainda no primeiro semestre do ano que vem. Após o início da obra acreditamos que no máximo em um ano a obra esteja concluída, prevê. O valor total do investimento será de R$ 20 milhões. 

O desembargador informou que a usina de Campo Mourão será a maior já construída por um órgão público do Brasil. Será também a primeira usina fotovoltaica que o Tribunal de Justiça irá construir no Paraná. A energia produzida pelo centro será para consumo de todos os fóruns das comarcas do Estado. 

 

VEJA TAMBÉM:

>> Peabiru vai ganhar novo Fórum de Justiça no valor de R$ 6 milhões

 

O presidente do TJ ressaltou que Campo Mourão foi escolhida estrategicamente para a implantação da usina já que esta região do Estado do Paraná é a mais ensolarada do Brasil. Pereira acrescentou que o município ficará conhecido no Paraná e no Brasil em razão da sustentabilidade pela produção de energia limpa.

O prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, comentou que o investimento será muito importante para Campo Mourão. Ele afirmou que desde o início do projeto a prefeitura deu todo apoio para o investimento na cidade. Há pouco tempo atrás entregamos a documentação para construção do novo Fórum de Justiça e agora a documentação para a construção desta usina. É a única do Paraná e a maior do Brasil. É um prestígio para Campo Mourão receber este investimento, falou. 

Segundo ele, a cidade será uma referência no Estado na produção de energia fotovoltaica. Com certeza vai ajudar a divulgar a cidade e as universidades que fazem estudo nesta área. É um momento muito importante. Vale destacar o trabalho em conjunto da Câmara, da prefeitura, dos juízes de Campo Mourão que nos indicaram este investimento e o apoio político dos nossos deputados, o Douglas, o Marcio e o Rubens, falou. 

O gestor disse ainda que além de gerar ICMS para a cidade, o investimento vai fortalecer o desenvolvimento de Campo Mourão. É uma obra que vai gerar emprego e renda para a população. Pode ter certeza é um investimento que fica para sempre, possibilitando que outros investidores venham para Campo Mourão, ressaltou. 

O diretor do Fórum de Justiça da Comarca de Campo Mourão, o juiz Rui Cruz, também destacou a importância da usina para o município e o Estado.  É um dia histórico para Campo Mourão. A cidade está sendo inserida no mundo de energia fotovoltaica. É uma coisa fantástica, falou, ao ressaltar que é a maior usina fotovoltaica de empreendimento público do Brasil. 

Autossuficiente 

A produção de energia solar da usina vai para a rede da Copel e com isso em 6 ou 7 anos o Poder Judiciário do Estado não terá mais custo com energia. A energia repassada à Copel será abatida do consumo do TJ, tornando a instituição praticamente autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica.  
No mapa solar elaborado pela Copel em parceria com o Simepar, Campo Mourão está entre as cidades com alta incidência de raios solares durante o ano no Paraná, apropriado para a geração de energia a partir do sol. O mapa permite à Copel identificar os focos potenciais de negócios em geração fotovoltaica para a viabilidade da instalação de um sistema como esse. 

Usina 

A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de grande porte, construída, em sua maioria, sobre o solo. Uma usina conta com centenas de milhares de módulos fotovoltaicos, por isso o terreno deve ser de grande dimensão. Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua. Um inversor vai transformá-la em corrente alternada. Como existe a necessidade de uma tensão maior para a transmissão de energia, é necessário o uso de transformadores. A energia produzida é distribuída pela rede da Copel.

Arraste para passar as fotos