Procon de Campo Mourão inicia mutirão de renegociação de dívidas

O Procon de Campo Mourão inicia a partir desta segunda-feira (7) e prossegue até o dia 31 deste mês com um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação acontece envolvendo todos os Procons do Paraná. Mais de 160 bancos e instituições financeiras confirmaram participação no mutirão, que será intensificado mais especificamente nesta “Semana do Consumidor”

Para participar, os interessados deverão acessar a plataforma www.consumidor.gov.br e se cadastrar. “Entendemos que é o momento de o consumidor de Campo Mourão quitar suas dívidas, limpar o seu nome e voltar a ter crédito. Estamos praticamente saindo de uma pandemia que colocou muitos mouraõenses em dificuldades. Várias pessoas não conseguiram pagar suas dívidas porque perderam seus empregos ou tiveram suas rendas diminuídas”, falou o coordenador do Procon do município, Sidnei Jardim, à TRIBUNA.

Segundo ele, a intenção, com o mutirão, é que os credores voltem a ter crédito e consigam quitar suas dívidas. “Para isso, estaremos participando ativamente desta grande ação”, ressaltou, ao explicar que a iniciativa é uma ação conjunta do Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons.

Jardim ressaltou que o mutirão é de ‘extrema importância’, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento. “Muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação de terem o nome incluso na lista de devedores. O Procon acredita que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair da situação de endividamento”, acrescentou.

O mutirão

Para participar da ação, o consumidor deve fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br. Em seguida ele receberá um login e senha, devendo fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.