Professores da Unespar deflagram greve, anuncia sindicato

Professores da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) aprovaram a deflagração de greve a partir da próxima segunda-feira (15). A decisão foi tomada por maioria em assembleia geral realizada nessa terça-feira (9), conforme o Sindunespar (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná). O campus de Campo Mourão está incluso.

De acordo com o Sindunespar, a proposta de paralisação teve apoio de quase 80% dos professores. Foram 218 votos favoráveis, 39 contrários e 17 abstenções. “O Movimento de Greve inicia na segunda-feira, dia 15 de maio. A pauta principal é a defasagem salarial, que desde 2016 não é paga, e está acumulada em 42%”, informa o sindicato.

Até o momento, o Governo do Estado acenou com uma proposta de 5,79% à categoria, para ser paga a partir de agosto. O sindicato também pede abertura de negociação com a administração estadual. Em Campo Mourão a maioria dos professores votaram contra a paralisação. Foram 25 votos contra, 24 a favor e duas abstenções.

Além do campus local, estarão de portas fechadas aos alunos na próxima segunda também os campi de Apucarana, Curitiba, Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória no Salão Nobre.