Professores da Unespar recebem Prêmio Expressão de Ecologia em SC

Os professores Jefferson de Queiroz Crispim e José Antônio da Rocha do curso de Geografia da Unespar (campus de Campo Mourão) receberam o Prêmio Expressão de Ecologia–Onda Verde na categoria Controle de Poluição. A premiação foi entregue no dia 30 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

O concurso é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, e considerada a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade ininterrupta no Brasil. O projeto Sanear, coordenado por Crispim, visa implantar sistemas de saneamento ambiental na zona rural e está inserido em 10 municípios paranaenses de médio e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O projeto atende pequenos produtores agrícolas na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das famílias ao instalar sistemas de tratamento de esgoto e de água potável. Para isso, utiliza materiais de baixo custo e melhora a qualidade do efluente liberado e da água consumida proveniente de nascentes, explica o professor Crispim.

Segundo ele, por meio de trabalhos de Educação Ambiental, os agricultores são acompanhados por acadêmicos, professores e técnicos das prefeituras, além de participarem das ações realizadas em mutirão. Os sistemas de tratamento de esgoto no modelo bacia de evapotranspiração são montados como pilotos nos municípios atendidos, com o compromisso de ampliação pelo poder público.

O intuito é capacitar agricultores familiares e o pessoal técnico das prefeituras para aplicação da técnica do solo-cimento em nascentes de pequenas propriedades agrícolas, acrescenta o professor. Graças ao projeto, foram recuperadas 123 nascentes; instados 10 sistemas de tratamento de esgotos, que atendem 85 famílias. O projeto já foi apresentado até em evento científico internacional, como em Bragança (Portugal).