Programa castrou gratuitamente 4.401 cães e gatos na Comcam

Pelo menos 4.401 animais domésticos entre cães e gatos foram castrados em 10 dos 25 municípios da Comcam este ano pelo Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. No Estado, foram castrados 10.977 animais.

Os procedimentos iniciaram em julho deste ano, sendo encerrados neste mês de dezembro. O início da ação foi adiado devido à pandemia da Covid-19. Porém, a secretaria tomou todas as medidas necessárias para evitar o contágio nos eventos. 

Na região, a cidade de Terra Boa foi a que teve o maior número de animais castrados: 631. Em Campo Mourão foram 553. O objetivo do Programa é o controle populacional de cães e gatos no Estado e a prevenção de zoonoses. São atendidos especialmente pets de famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma castração particular e animais de rua, dentro de critérios definidos pelos municípios.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, comenta que os atendimentos veterinários são considerados serviços essenciais. “O atendimento médico para animais também é indispensável, mesmo neste período de coronavírus. Esta medida é uma forma de cuidar tanto dos pets quanto da nossa população”, diz.

Segundo o secretário, a iniciativa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana. “Este tipo de ação visa, ainda, conscientizar a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, prevenindo doenças como câncer e o abandono decorrente de ninhadas indesejadas, além de orientar sobre tutela responsável”, ressaltou. 

Os beneficiários que tiveram seus pets atendidos pelo projeto receberam também a medição e orientações do pós-operatório, de como fazer a limpeza do corte e o dia correto para a retirada dos pontos.  Foram investidos no projeto cerca de R$ 2,5 milhões, recursos de emendas parlamentares, na contratação de duas clínicas veterinárias e disponibilização de Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), veículo especializado para o atendimento itinerante, por meio de pregões eletrônicos realizados em 2019.

O recurso foi destinado para atender, ao todo, 15 mil animais em 45 municípios. Em 2020, foram cerca de 11 mil procedimentos em 34 municípios. De janeiro a março de 2021, outras 11 cidades vão receber os serviços para fazer o procedimento em aproximadamente 4 mil cães e gatos. Na lista divulgada pela secretaria do Desenvolvimento Sustentável, em que a TRIBUNA teve acesso, nenhum município da região será beneficiado pelo programa em 2021. 

Novos convênios 

A secretaria estadual está promovendo novo processo de chamamento e abertura de licitação para o segundo ciclo do Programa de Castração. Mais 69 municípios serão atendidos nesta nova fase, com investimento de R$ 2,24 milhões. A meta é que, até 2022, cerca de 60% dos municípios do Paraná tenham recebido as Unidades Móveis para castração dos animais. 

Dezembro Verde

O Dezembro Verde foi instituído com o objetivo alertar e conscientizar a população sobre o aumento do número de animais abandonados. Além de ser considerado crime de maus-tratos, previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, o abandono é um ato de crueldade.

Municípios atendidos com programa de castração na região em 2020:

Araruna  – 190
Campo Mourão  – 553
Corumbataí do Sul  – 316
Engenheiro Beltrão – 379
Janiópolis – 316
Luiziana – 579
Mamborê  – 379
Peabiru  – 553
Quarto Centenário  – 505
Terra Boa  – 631