Projeto leva empreendedorismo a estudantes da rede pública em Campo Mourão

Mais de 100 estudantes dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio de escolas de Campo Mourão e da escola Machado de Assis, de Barbosa Ferraz, participam nesta terça-feira (12) do Programa “Desenhe seu Futuro” do projeto “Desafio Sebrae”, no Colégio Estadual de Campo Mourão.  O principal objetivo da ação, realizada em conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE), é levar o empreendedorismos aos alunos. 

Durante todo o dia os estudantes estão desenvolvendo trabalhos em grupos que são levados ao debate para o restante da turma. Participam da atividade alunos do Colégio Estadual; Darci Costa; Antonio Teodoro; Dom Bosco; Ivone Castanharo; CEDOD; e Colégio Machado de Assis, de Barbosa Ferraz.

“A ideia é juntar os alunos das escolas que tenham alguma atividade sobre empreendedorismo para que eles possam aperfeiçoar esta dinâmica na sala de aula e conjuntamente pensar na superação de alguns desafios. É uma atividade proposta para a escola em conjunto com o Núcleo Regional de Educação e o próprio Sebrae”, comentou o diretor do Colégio Estadual, Valdair Silva. 

Segundo o diretor, o mais importante é proporcionar aos estudantes a ideia de que o empreendedor tanto pode ser aquele que está criando uma empresa e meios de subsistência profissional, mas também o empreendedor social, que busca organizar sua comunidade em busca de melhorar o espaço em que vive. “O objetivo também é congregar estes estudantes e torna-los parceiro um dos outros”, frisou. É a primeira vez que o colégio recebe este tipo de evento.

A coordenadora Carmem Ravedutti, consultora credenciada ao Sebrae-PR, explica que o programa “Desenhe seu Futuro” é destinado a jovens para desenvolver sua competência empreendedora.  “Estamos trabalhando focados no comportamento e características empreendedoras desenvolvendo este espírito em cada um deles”, falou. 

Segundo ela, o projeto é piloto e está sendo desenvolvido em 33 escolas do Paraná, incluindo o Colégio Estadual de Campo Mourão. O programa foi lançado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. “A missão do Sebrae é fomentar o empreendedorismo nas micro e pequenas empresas, mas ele está percebendo a importância disso estar entrando nas escolas. Este é o nosso grande objetivo aqui”, ressaltou.

Ela comentou que a atividade em Campo Mourão está sendo uma experiência bastante interessante porque vários estudantes de escolas diferentes estão unidos. “Está existindo uma integração das escolas, os estudantes estão percebendo a importância do relacionamento e da troca de ideias”, disse. Carmem acrescentou que o programa é vivencial no sentido de unir a teoria à prática. “Estamos trabalhando a teoria com eles e eles através da prática retornam com os trabalhos fazendo cada grupo sua apresentação para que aconteça efetivamente o auto conhecimento”, argumentou.