Projeto para o Rio do Campo é tema de conversa pública pela internet

O Projeto Rio do Campo Limpo, desenvolvido pelo campus de Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vai realizar uma conversa pública sobre Estratégias de Requalificação Urbana para o Rio do Campo.  O evento, aberto à comunidade, ocorrerá na próxima terça-feira (2), às 15 horas, pela plataforma Google Meet por meio do link: meet.google.com/xny-kasy-rvo.

“O encontro reúne pesquisadores, membros do Ministério Público, agentes governamentais e a sociedade civil e busca gerar reflexões sobre o potencial do curso d’água e suas margens para o município de Campo Mourão”, explica Mario Henrique Felgueira Pavanelli, autor do estudo que faz parte do trabalho de conclusão de curso para graduação em Arquitetura e Urbanismo. Ele é formado pela UTFPR – campus Curitiba em 2019, e atualmente é Mestrando em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná. 

Sob orientação das professoras doutoras Márcia Ferreira Prestes e Stella Maris da Cruz Bezerra, o TCC propõe um projeto de parque para as margens urbanas do Rio do Campo, manancial responsável pelo abastecimento da cidade. O trabalho propõe o desenvolvimento de atividades de lazer, maiores conexões no tecido urbano e a proteção ambiental. 

“Essa proposta visa responder a problemas que incluem a pouca oferta de equipamentos de lazer, falta de conexões entre as margens e a ocupação acentuada sobre o Rio do Campo, o que reduz a cobertura vegetal e ocasiona erosão e poluição”, justifica Mario. Segundo ele, a proteção da natureza pode ser promovida com a demarcação da área, uso consciente e mais contato das pessoas com o meio ambiente. 

“Para isso, poderíamos somar a criação e manutenção de áreas verdes com a instalação de pistas de caminhada e ciclovias, equipamentos urbanos, praças e áreas de lazer por toda a área urbana, em contato com os mais diferentes bairros, de forma a criar uma rede de parques públicos em Campo Mourão”, acrescenta.