Região recebe mais uma remessa com 12.384 doses para continuidade da vacina contra covid

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), encaminhou mais uma remessa com 12.384 doses de vacinas da Pfizer, contra a Covid-19, à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, para continuidade da imunização nos municípios.

Do total, 9.714 são para aplicação da primeira dose (D1); 2.628, segunda dose (D2); e 42 dose de reforço (DR). Os imunizantes contemplam adolescentes, trabalhadores da saúde, idosos e população em geral.

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, informou que a regional vem recebendo semanalmente a reposição de vacinas. A regional vem fazendo consultas aos municípios e, os que estão com quantidade de doses elevadas não estão recebendo as doses a pedido deles próprios.

Ele alerta sobre a importância de a população se atentar para a segunda dose, tão importante quanto a primeira, para completar o esquema vacinal. Em alguns municípios, a procura pela segunda dose vem preocupando a saúde. “Proteção contra complicações mais graves da doença só com as duas doses”, ressaltou.

Dados divulgados diariamente pelos municípios apontam redução de internamentos por complicações do vírus e mortes em toda a região graças ao avanço da vacinação, que atinge adolescentes de 12 a 17 anos.

Em Campo Mourão, por exemplo, a taxa de internação na Enfermaria-Covid zerou. Contudo, há 6 pessoas internadas na UTI-Covid, sendo cinco em leitos SUS e um por convênio particular. Dos pacientes, três são de Campo Mourão, um de Goioerê, um de Ubiratã, e uma de Peabiru. “Isso significa que a pandemia não acabou e que os cuidados de prevenção devem continuar sendo respeitados pela população”, acrescentou o chefe da regional.

Até essa terça-feira (23), a Regional de Campo Mourão havia recebido 566.347 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram aplicadas 514.916, sendo 266.237 (D1); 217.023 (D2); 8.597 (D. Única); 20.026 (Reforço) e 3.033 (Adicional).