Regional de Saúde alerta municípios para que se atentem a estoques de oxigênio

Para evitar o agravamento da crise da saúde pública, provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão vem mantendo contato com os 25 municípios da região da Comcam alertando para que fiquem atentos quanto ao estoque de oxigênio hospitalar nas unidades de saúde. O objetivo é evitar o desabastecimento do produto, como ocorreu nesse domingo (28 de fevereiro) em Cianorte, levando mais pacientes a morte.

Para suprir a falta de oxigênio, que é essencial ao tratamento de pacientes com Covid, a prefeitura de Cianorte emprestou dois cilindros de 10 metros cúbicos cada, do Hospital Santa Casa de Campo Mourão para atender pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

“Pelo que sabemos pediram emprestado oxigênio a Terra Boa e Araruna. A informação é que houve atraso pelo fornecedor na entrega do produto. Aproveitando que ocorreu esta situação, nós que já vínhamos sempre orientando aos municípios para ficarem atentos ao estoque, vamos intensificar agora que tenham cuidado redobrado com relação a isso para evitar o risco de desabastecimento”, falou o chefe da 11ª Regional, Eurivelton Wagner Siqueira. 

Cianorte tem 50 mortes causadas por coronavírus e mais de 4 mil pessoas infectadas. A cidade tem 6 leitos de UTI-Covid. Todos ocupados. A enfermaria, com capacidade para 13 pacientes, tem apenas 2 vagas disponíveis. Além disso, o hospital que faz atendimento para a 13ª Regional de Saúde de Cianorte fechou metade dos leitos particulares por falta de profissionais. 

A prefeitura da cidade criou na UPA 7 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid e abriu outros 7 leitos nos mesmos moldes no Centro de Eventos. Todos estão ocupados. E sete destes com pessoas aguardando vagas em UTI. “O cerco está se fechando e não tem mais para onde correr. Antes tínhamos a opção de transferir pacientes de uma regional para outra, agora nem isso mais temos como fazer porque não há leitos disponíveis”, alertou Siqueira. 

Lockdown 

Os 25 municípios da Comcam estão seguindo as medidas determinadas pelo Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD), com o lockdown até o dia 8 deste mês. Com isso, apenas serviços essenciais estão sendo mantidos. A Comcam tem 15.155 casos confirmados de coronavírus e 274 mortes.  

 “Vamos seguir à risca todas as medidas. Não é fácil para um prefeito ter que fechar o comércio de sua cidade sabendo que a economia, que já está prejudicada e será ainda mais afetada. Dói na alma, mas é um conjunto de medidas para salvar vidas”, falou o presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Leandro César de Oliveira, prefeito de Araruna.  Na macrorregional noroeste, a qual pertence a região de Campo Mourão, ao menos 70 pacientes estão na fila aguardando vagas de leitos de UTI ou enfermaria.