Regional de Saúde receberá nesta semana mais 17.350 doses de vacinas contra Covid

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, informou nesta segunda-feira (5), à TRIBUNA, que a Regional receberá no decorrer desta semana mais 17.350 doses de vacinas para continuidade da campanha de imunização contra coronavírus (Covid-19). Porém, a grande maioria do medicamento será utilizado para aplicação da segunda dose de idosos que receberam a primeira em março.

“Esta remessa que o Ministério da Saúde enviou ao Paraná, que chegou no fim de semana, a maioria é para a segunda dose que quem recebeu vacinação anteriormente, durante o mês de março. As doses vêm escalonadas de acordo com o prazo estabelecido, de 21 dias, entre as aplicações das doses”, ressaltou Siqueira. 

Segundo ele, da nova remessa que será recebida pela Regional, uma pequena quantia será destinada às forças de segurança e também um número muito baixo de doses para o início da vacinação em pessoas com 65 a 69 anos. 

“Eu acredito que os municípios nem irão abrir vacinação para uma nova idade devido a pouca quantidade de doses. Acredito que continuarão com o cronograma que já anunciaram anteriormente”, falou o chefe da Regional, ao comentar que o Paraná aguarda o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde para aí sim então estender a vacinação a novas faixas etárias. 

Números

De acordo com números atualizados pelo “Vacinômetro” do Governo do Estado, a 11ª Regional de Campo Mourão recebeu até o momento 42.190 doses de vacina para a 1ª dose  e 12.240 para a segunda. Deste total, foram aplicadas 39.833 da primeira dose (94%) e 7.912 da 2ª dose (64.6%).

Siqueira lembrou que na noite de sexta-feira (2), distribuiu à Central Hospitalar, e Santas Casas Campo Mourão e Goioerê, medicamentos usados por pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que precisam ser intubados. A maior parte dos remédios, que compõem os chamados kits intubação, foi adquirida pela Secretaria de Estado da Saúde para atender à demanda das unidades que tratam pacientes em estado crítico da Covid-19. 

“Assim que os medicamentos chegaram a nós fizemos a entrega imediatamente”, frisou.  Com a alta demanda pelos kits intubação no País, dado o aumento nas internações com a escalada da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria da Saúde buscou fornecedores estrangeiros para conseguir os medicamentos. 

Vacina no Paraná

O Paraná recebeu no fim de semana quase 525.450 doses de vacina contra coronavírus – 492.200 da Coronavac, produzida pela Sinovac e Instituto Butantan, e 33.250 doses da Covishield, produzida pela Universidade de Oxford com AstraZeneca e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com mais essa remessa, o Estado ultrapassa a marca de 2 milhões de doses recebidas, chegando a 2.253.300 vacinas. Até o momento, o Estado já imunizou 1.130.495 pessoas, com 1.372.682 vacinas aplicadas, sendo 242.187 da segunda dose.