Abril começa com índice alto de mortes por Covid em Campo Mourão

Em apenas cinco dias do mês de abril, Campo Mourão já registrou as mortes de 7 moradores pelo Covid-19. O quarto mês do ano começou com alto índice de óbitos pela doença, que bateu recorde no mês de março, com 50 mortes em 30 dias. Em todo o ano passado o número de mortes chegou a 65 em 31 de dezembro. O total de mortos no município, portanto, é 152 desde o início da pandemia até agora.

No domingo 16 novos casos foram confirmados, mas em compensação 25 foram considerados recuperados. O número de moradores com o vírus ativo caiu para 671. O índice de ocupação de leitos por Covid, porém, continua 100 por cento tanto na enfermaria da Santa Casa quanto na UTI SUS.  

Recente levantamento mostra que a maioria dos pacientes hospitalizadas tem entre 40 a 59 anos. E dos sete que morreram neste mês de abril, apenas um era considerado idoso (61 anos). Os outros tinham entre 40 e 58 anos. Os homens são a maioria entre os internados tanto na UTI quanto na enfermaria. O total de casos confirmados até agora passou de 7 mil neste domingo. 

Além da falta de leitos e profissionais de saúde no mercado, a escassez de medicamentos também preocupa as autoridades de saúde. “A necessidade por insumos é geral e há um esforço do governo do Estado porque a contaminação é muito maior que a capacidade da indústria produzir os medicamentos”, ressalta o chefe da 11ª regional da Saúde, Eurivelton Siqueira.