Religião: Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa
A missa de Ramos, neste domingo (10), marcou o início da Semana Santa para os cristãos. Nesses dias, os fiéis relembraram a entrada de Cristo em Jerusalém após o período de penitência no deserto.
A data também marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. Ao longo da semana, acontecem as celebrações penitenciais, quando os fiéis são chamados a se confessarem em preparação para a Páscoa.
Para recordar esta passagem bíblica, as paróquias ligadas à diocese de Campo Mourão realizaram a procissão de ramos, antes da missa. Após a celebração, os ramos foram levados pelos fiéis para casa ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de cinzas, no ano seguinte.
Na Catedral São José, a celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Bruno Versari, às 09h30, começando no Colégio Vicentino Santa Cruz. Após os ritos iniciais, todos seguiram em procissão até a Catedral para dar sequência à missa.
Ainda neste domingo, acontecem mais três celebrações na Catedral, às 7h, 17h e 19h, porém sem a procissão. O Domingo de Ramos marca a pré-abertura para o Tríduo Pascal, que acontece a partir de Quinta-feira Santa, com a missa de Lava-Pés.
Depois vem a celebração da Paixão, na Sexta-feira Santa (dia 15) e a Vigília Pascal, no sábado. Apesar da pandemia estar sob controle, inclusive com liberação do uso da máscara em locais fechados, dom Bruno recomenda o uso da máscara nas igrejas, principalmente durante a Semana Santa.
Para o bispo, a Semana Santa é um momento especial para os cristãos, definido pelo religioso como o ‘Núcleo de nossa fé’. “Se celebramos a Paixão e morte de Jesus, na sexta-feira, no sábado a esperança se renova com a ressurreição. Daquilo, que aparentemente era uma pedra, um túmulo fechado, brota a esperança da vida para todos nós, por isso a Semana Santa representa o Núcleo de nossa fé”, afirma Versari.