Reserva online de matrículas acaba com filas nos colégios estaduais

Aquela cena em que pais chegavam a passar a noite na fila em frente colégios estaduais para garantir uma vaga para o filho é coisa do passado. É que a Secretaria Estadual da Educação (SEED) implantou um sistema de reserva de vagas online pelo site Matrícula Escolar Paraná 2019. Pela internet, a pessoa pode escolher até três colégios. Porém, a reserva não garante a matrícula, que deve ser confirmada pessoalmente, desde que haja vagas.

Caso nenhuma instituição de ensino selecionada por preferência possua vaga disponível, a solicitação ficará registrada no cadastro de espera de vagas dessas instituições, explica a técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação, Marcela Kopko. Ela ressalta que o cadastro garante uma pré-reserva de vaga, mas a efetivação da matrícula deve ser feita pessoalmente na escola em que o aluno deseja estudar.

O cadastro poderá ser feito a partir do dia 14 de outubro, quando também inicia o prazo para a rematrícula do ano letivo de 2020 para alunos que já estão matriculados. Outro detalhe: o pai ou responsável tem opção de mudar o filho de colégio, mas terá que abrir mão do transporte escolar. Isso porque a distribuição atual dos alunos obedece um sistema de georreferenciamento feito pela SEED para que o estudante esteja matriculado o mais perto possível da casa, justifica Marcela. 

Podem utilizar os serviços online alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental; do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; do EJA em todos os ciclos e alunos com pedidos de transferência da rede privada para a rede pública. Matrículas de 6º e 1º ano obedecerão o mesmo sistema e serão realizadas de 28 de outubro a 1º de novembro. Para os estudantes de outras redes de ensino que desejam migrar para a rede estadual, a partir de 14 de outubro devem procurar a escola de preferência para a inclusão do nome no Cadastro de Espera de Vagas.

Documentos

A matrícula só é efetivada pessoalmente, mediante a apresentação de todos os documentos, que são: RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento do aluno; RG e CPF dos pais ou responsáveis dos alunos menores de idade; Carteira de vacinação atualizada; Histórico escolar ou declaração de escolaridade da instituição de ensino de origem para os casos de alunos com pedidos de transferência; Guia devidamente preenchido pela instituição com o pedido de transferência escolar do aluno.

Como fazer a rematricula on-line (entre 14 e 28 de outubro)

A) Acessar a área do Aluno no endereço www.areadoaluno.seed.pr.gov.br

B) Informar o CPF e o número do celular do responsável legal do estudante ou do estudante maior de 18 anos, conforme está cadastrado na secretaria da escolar, para que o Código de Validação de Acesso seja enviado por SMS.

C) Inserir o Código de Validação de Acesso, enviado ao celular, acessar a tela Matricula On-line, para confirmar a vaga e rematricula na mesma instituição ou para solicitar vaga em instituição ou em instituição de ensino de preferência.

D) Caso faça a opção por confirmar a vaga de rematricula na mesma instituição de ensino, o responsável legal deverá: 

1- Selecionar o município onde está localizada a instituição;

2- Selecionar o nome do estudante para a vaga de rematrícula e clicar em confirmar vaga/matricula na instituição de ensino indicada pela SEED;

3- Clicar em imprimir o comprovante  ou clicar em enviar cópia para  e-mail.

E) Caso faça a opção por solicitar vaga de matricula em instituição de ensino de preferência, o responsável legal ou estudante maior de 18 anos deverá.

1- Selecionar o município onde esta localizada a instituição de ensino;

2- Clicar em solicitar Vaga/matricula na Instituição de Preferência   e informar até 03 instituições de ensino.

3- Atestar o termo de concordância sobre as declarações informadas e da abdicação do transporte escolar gratuito, ao optar por mudança de instituição de ensino.

4- Clicar em seguir para gerar Protocolo de Solicitação de Matricula com ordem de preferência, com resumo das instituições escolhidas. 

5- Imprimir o comprovante ou solicitar para enviar por e-mail.

Ao finalizar o processo o sistema emitirá um aviso : Acompanhe na área do aluno, a partir de 02/12/2019 o resultado da instituição de ensino de preferência classificada.

Qualquer dado divergente ou dificuldade de acesso ao sistema o responsável deverá procurar a instituição ensino em que o estudante esteja matriculado.