Ricardo Calderari recebe 2º Prêmio FEAPR de Agronomia, em Curitiba

A cerimônia de entrega do 2º Prêmio FEAPR aconteceu na noite dessa segunda-feira (16), na Sociedade Thalia, em Curitiba

Na noite dessa segunda-feira (16), a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) realizou a cerimônia de entrega do 2º Prêmio FEAPR de Agronomia, considerado o “Oscar da Agronomia Paranaense”. O evento aconteceu na Sociedade Thalia, em Curitiba. Entre os quatro homenageados, esteve o engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari, indicado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão.

A escolha dos profissionais da área que receberam o reconhecimento foi por meio de votação entre as associações de engenheiros agrônomos do Paraná e a diretoria da FEAPR. Cada premiado representa uma categoria (Ensino, Pesquisa, Serviços e Difusão de Tecnologia). Calderari foi reconhecido pela “Difusão de Tecnologias”. O agrônomo de 77 anos, que já foi consultor interno e externo da Embrapa e vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), é um dos pioneiros na implementação do Sistema de Plantio Direto no Brasil.

Essa tecnologia agrícola é considerada uma revolução na agricultura, viabilizando a produção de alimentos, de forma a tornar o sistema produtivo mais eficiente, rentável e sustentável. Em função da relevância da iniciativa, o agrônomo também recebeu a medalha Herbert Bartz, em junho deste ano, pela Federação Brasileira de Plantio Direto.

Ele falou à TRIBUNA o sentimento de ser agraciado com essa importante premiação da FEAPR. “É muito gratificante receber esse prêmio, porque realmente é um reconhecimento pelo trabalho que você fez durante uma vida agronômica. No meu caso, foi Difusão de Tecnologia pelos cinquenta e quatro anos de agrônomo prestados para a agricultura, não só paranaense, mas nacional também”, expressou Calderari.

Estiveram presentes no evento aproximadamente 250 pessoas, incluindo secretários de estado, como Norberto Ortigara (secretário da Fazenda), representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e Natalino Avance de Souza (secretário da Agricultura e do Abastecimento), representantes da Ocepar, membros de associações de engenheiros agrônomos do estado, familiares e amigos dos homenageados.

Segundo o presidente da FEAPR, engenheiro agrônomo Cesar Veronese, o prêmio reconhece a excelência do trabalho realizado pelos engenheiros agrônomos nas áreas de Ensino, Pesquisa, Serviços e Difusão de Tecnologia.

Familiares prestigiaram o momento ao lado de Calderari

Demais homenageados

O reconhecimento na categoria “Ensino” foi para Amarildo Pasini, que dedicou 35 anos ao ensino da agronomia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Sempre comprometido com a formação profissional de excelência, atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do curso de Agronomia, após ter sido coordenador da mesma graduação. Foi também coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do CREA-PR) e representante da Universidade no CREA-PR. Em reconhecimento à sua dedicação ao ensino, foi homenageado como paraninfo e também foi o nome de turma de formandos.

Na categoria “Pesquisa”, o homenageado foi o engenheiro agrônomo Décio Luiz Gazzoni. Ele foi responsável pela liderança na implementação do programa de Manejo de Pragas da Soja no Brasil, que contribuiu para a diminuição do uso de agrotóxicos na cultura e reduziu os danos causados por insetos e pragas. Além disso, desenvolveu a tecnologia de integração entre soja e abelhas, o que resultou em um aumento de 13% na produtividade da soja e de 250% na produção de mel.

Alfredo Lang, presidente da Cooperativa C.Vale desde 1995, foi quem recebeu o prêmio na categoria “Relevantes Serviços”. Durante nove anos, ele foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Também exerceu os cargos de diretor-presidente da Cotriguaçu, foi diretor-secretário da Frimesa e conselheiro de Administração do Sicredi.