Ruben Moyano recebe o Troféu São João Paulo II por contribuição ao turismo religioso

O argentino Ruben Orlando Moyano, pesquisador, idealizador da Rota da Fé e um dos coordenadores do Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, está entre os homenageados pelo Fórum Nacional de Turismo Religioso (FNDETUR) com o Troféu São João Paulo II. A entrega do prêmio será realizada em Brasília, em evento a ser definido pelo Ministério do Turismo.

A honraria reconhece a dedicação, incentivo e contribuição de Moyano para o fortalecimento do turismo religioso no Brasil. O troféu é chancelado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), pelo Ministério do Turismo, pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR) e pela Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) — reforçando o valor institucional da homenagem e seu compromisso com o desenvolvimento do segmento.

À TRIBUNA, como sempre muito modesto, Moyano estendeu o reconhecimento a todos os apoiadores da Rota da Fé, movimento que colocou a região de Campo Mourão no mapa do turismo religioso nacional e internacional.

“Há muita gente, mas muita mesmo, por trás desse trabalho que começamos lá atrás. São pessoas que acreditaram no turismo religioso como forma de desenvolvimento sustentável para toda a região”, afirmou o pesquisador.

Ele lembrou nomes fundamentais, como o do professor Amani Spachinski de Oliveira e do Dom Mauro Aparecido dos Santos, ex-bispo de Campo Mourão — ambos já falecidos; além do ex-secretário de Campo Mourão e apoiador Samoel Koselinski. “Entidades como a Fundação São José, a Diocese e vários padres nos acompanharam a todo momento. A Fecomércio também ,por meio do Darci Piana, sempre nos apoiou. Dedico este troféu a todos os envolvidos que colocaram um ‘tijolinho’ neste projeto”, completou.

Moyano também fez questão de agradecer à imprensa, destacando que a visibilidade conquistada pela Rota da Fé não seria possível sem o trabalho jornalístico. “Sem a divulgação, o movimento talvez não fosse reconhecido fora daqui”, disse, citando ainda o apoio da família e dos amigos. “Este troféu é um incentivo motivacional para seguir com o trabalho e inspirar a nova geração. Precisamos mostrar cada vez mais que o turismo religioso é economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado.”

Indicação direta

Segundo Manoel Sidnésio Gomes de Moura, presidente do Instituto Caminho dos Santos Mártires e coordenador-geral do FNDETUR, nesta edição o fórum optou por não abrir indicações públicas, escolhendo reconhecer diretamente lideranças e pessoas que têm contribuído com o turismo religioso desde seus primeiros esforços de estruturação no país.

O documento que confere o troféu a Moyano é assinado por Moura, que destacou a importância de homenagear quem contribui para fortalecer a fé, a cultura e o turismo no Brasil. “Receba nossos sinceros parabéns por esta justa homenagem e nossa gratidão por caminhar conosco nesta missão de fortalecer a fé, a cultura e o turismo do Brasil”, declarou.