Santa Casa recebe novo aparelho de raio-x para atendimento a pacientes com Covid

A Santa Casa de Campo Mourão recebeu um novo aparelho digital de raio-x a laser, que permite exames em 3D. O equipamento, de última geração, custou cerca de R$ 88 mil e será utilizado para reforçar o atendimento à população da região com exames de mais qualidade. O hospital passa agora a ter dois aparelhos.  

O equipamento foi adquirido via emenda parlamentar do deputado estadual, delegado Fernando Martins (PL), de Umuarama, a pedido do tesoureiro do hospital, José Carlos Laurani. “Com grande alegria informo a chegada do novo aparelho de raio-x”, comemorou Laurani. 

O equipamento será destinado à UTI-Covid, para realização de exames em pacientes infectados com coronavírus (Covid-19). Laurani informou que o equipamento só poderá ser desembalado da caixa com a chegada do técnico da empresa, a Lotus, que fará o treinamento dos funcionários. “Se abrir antes perde a garantia”, falou. 

Segundo Laurani, que já foi presidente da Santa Casa, a qualidade dos exames do novo aparelho é muito superior em relação ao atual, à disposição do hospital. “Será um equipamento de grande utilidade, ainda mais devido a situação da pandemia do Covid. Mais um parceiro da Santa Casa de Campo Mourão. Nossos agradecimentos ao deputado Fernando”, ressaltou o Laurani. 

Respiradores

Também para reforçar o enfrentamento ao coronavírus, no sábado (10), a Santa Casa recebeu 5 novos respiradores para atendimento a pacientes infectados com Covid. Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, por intermédio do deputado federal, Ricardo Barros (PP), líder do Governo, na Câmara.

Os aparelhos foram solicitados ao parlamentar por Laurani. Os novos respiradores, que são de última geração, irão substituir os mais antigos. Ou seja, não aumentam leitos, mas qualificarão os já existentes. A Santa Casa de Campo Mourão é hospital referência em atendimento a Covid-19 na região da Comcam. Na sexta-feira (9), a Santa Casa já havia recebido outro respirador. Foi entregue pelo secretário de Estado, Márcio Nunes, deputado estadual. O equipamento foi doado pela empresa Engie do Brasil.