Semana do Contador terá palestra, minicursos e atividades em Campo Mourão

Nesta semana foi divulgada a programação oficial da Semana do Contador, que será realizada de 29 de setembro a 2 de outubro, em Campo Mourão. Além da palestra magna que acontecerá na abertura do evento, serão realizados seis minicursos, uma gincana recreativa, um bate-papo e um jantar festivo no encerramento, com homenagens, apresentação musical e outras atividades.

“IA e a profissão contábil” será o tema da palestra magna, proferida por Alison Martins Meurer, da Universidade Federal do Paraná. A atividade acontecerá no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Mourão e Região.

Ele é professor e pesquisador nas áreas de tecnologias aplicadas, ensino e pesquisa em Contabilidade, evidenciação contábil e Contabilidade Tributária. Também é coordenador da Comissão de Docentes da Área Contábil e da Integração Estudantil e membro da Comissão de Normas, Assuntos Contábeis e ESG do CRC-PR.

Os minicursos serão realizados no dia 30: “IA Aplicada aos Negócios”, com Genilson Valotto Patuzzo, da UTFPR; “Mulher Contabilista”, a cargo da comissão feminina da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar); “Reforma Tributária: Impactos no Agronegócio e Sociedades Cooperativas”, com Thiago Ancelmo Thoaldo, da Coamo Agroindustrial Cooperativa; “Power BI na prática: análise e visualização de resultados”, com Gabriel Fernando Ramalheiro, especialista em Controladoria e Business Intelligence; “Como se preparar para concursos na área contábil?”, com Nathan Murilo Bill Hertz, Perito Oficial de Natureza Criminal da Polícia Científica do Paraná e aprovado em diversos concursos públicos da área contábil; e “Oratória e Comunicação Assertiva para Contadores”, com Lucilene de Araújo, psicanalista e neurocientista, com atuação em desenvolvimento humano, comunicação e mediação.

As vagas para os minicursos são limitadas e cada participante poderá se inscrever em apenas um.

Outra atração da programação é o bate-papo “Da paixão ao negócio: os bastidores da gestão de uma Editora de Mangá”, uma conversa sobre empreendedorismo, startups e gestão a partir desse universo editorial.

Já a gincana está marcada para o dia 1º de outubro e acontecerá na quadra esportiva do Colégio Adventista. Será um momento de integração, trabalho em equipe e interação entre os participantes da Semana do Contador. As provas e o regulamento serão divulgados nos próximos dias.

Encerramento

O jantar de encerramento será realizado no dia 2 de outubro, na Casa da Amizade (Rotary Clube), constituindo-se em um momento de confraternização entre estudantes, professores e profissionais da área contábil. Os convites já estão à venda.

Sobre o evento, os organizadores destacam que a Semana do Contador reúne “conhecimento, tecnologia, carreira e integração em uma programação pensada para aproximar estudantes, profissionais e a comunidade contábil. Conhecimento que conecta, experiências que aproximam. Contabilidade que se transforma”.

À frente da promoção está o curso de Ciências Contábeis da Unespar/Campo Mourão, com o apoio do Sindicato dos Contabilistas (SinConCam).