Semana segue sem chuvas e temperaturas mais amenas em Campo Mourão e região

Campo Mourão e região terão mais uma semana sem a tão esperada chuva. Desde agosto, ou seja, há 3 meses, não chove significativamente em toda a Comcam. As últimas precipitações, há cerca de uma semana, não foram suficientes para suprir o déficit hídrico. O acumulado não passou de 10 milímetros. Algumas localidades registraram até 20mm, nada mais além disso. 

Por outro lado, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), esta semana será de temperaturas mais amenas, com a mínima variando entre 13ºC a 11ºC graus. A máxima não passará dos 31ºC graus. Segundo o Simepar, as chuvas deverão chegar a partir da terça-feira da próxima semana, prosseguindo até quinta-feira, com acumulados previstos entre 3 a 11 milímetros. Ou seja, precipitações de baixos volumes.

A falta de chuva na Comcam está prejudicando os trabalhos de plantio da soja na Comcam, que já era para estar finalizado. Conforme último balanço divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), 552 mil hectares de 690 mil foram semeados até o momento, o equivalente a 80% da área. O plantio da safra iniciou com quase 30 dias de atraso. O mesmo problema ocorreu em 2019. 

Da área plantada, 3% estão em condições ruins; 55% medianas; e 42% em boas condições. A produção estimada de soja na região é de 2,6 milhões de toneladas este ano contra 2,4 milhões em 2019. 994 mil toneladas da produção, cerca de 40%, já foram comercializadas antecipadamente pelo produtor na Comcam devido a valorização da oleaginosa.  

Conforme o Simepar, o aquecimento atmosférico e a disponibilidade de umidade na atmosfera entre Santa Catarina e a metade sul do Paraná favorecem a formação de aglomerados de nuvens a partir da tarde nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Central, Campos Gerais e Leste. Porém, as chuvas previstas serão de curta duração e de baixo volume.