Senar ministrou curso de floricultura e jardinagem na CTR

A regional do Senar-PR em Campo Mourão realizou na semana passada um curso de jardinagem e floricultura para um grupo de 20 pessoas atendidas pela Comunidade Terapêutica Redenção (CTR). “Fazemos na média de quatro cursos por ano para a CTR como assistência social”, explicou o supervisor do Senar, Josiel Nascimento.

Segundo ele, o curso ensina noções básicas sobre floricultura e o manejo de plantas ornamentais. Durante aulas teóricas e práticas, foram abordados aspectos sobre viveiros de produção de mudas, tipos de substratos mais adequados para diferentes espécies de flores, técnicas de multiplicação, os principais tratos culturais, além do controle das pragas e doenças que mais atacam essas plantas.

O grupo foi dividido em duas turmas (10 para Jardinagem e 10 Floricultura). O manejo de plantas é uma das terapias no tratamento da dependência química, adotadas pela CTR na chácara que fica na comunidade rural São Benedito.

Fundada em 19 de abril de 1998, a CTR completou 23 anos trabalhando no tratamento de adolescentes e adultos do sexo masculino. Além da chácara, também dispõe de um espaço urbano. O coordenador, Anderson Bittar, explica que o tratamento é dividido em três fases, que dura três meses cada: adaptação e desintoxicação, interiorização e ressocialização.