Sesc de Campo Mourão inicia campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal

A campanha de Natal 2023 do Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR de Campo Mourão, em parceria com a RPC, teve início nesta segunda-feira (9). O objetivo é arrecadar brinquedos para crianças em vulnerabilidade social. O evento de lançamento foi realizado no sábado (7), reunindo um grande público. Na ocasião, foi anunciado o encerramento da Campanha do Agasalho, avaliada pelo Sesc como um sucesso.

Com o tema “A Felicidade de uma criança não tem preço, tem solidariedade”, esta é a 15ª edição da campanha. A população pode fazer doações até dezembro. Os itens serão revertidos a instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social em Campo Mourão (onde é desenvolvida a ação), região e demais cidades do Paraná. O intuito da iniciativa é levar alegria aos pequenos, além de um Natal mais feliz e solidário.

Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação, diretamente na sede do Sesc, localizada na Avenida João Bento, 2020, além de estabelecimentos parceiros identificados no cartaz da campanha.

De acordo com o Técnico de Atividades da unidade Sesc Campo Mourão, Rodrigo Parra Basso, no ano de 2022, foram distribuídos 4.403 brinquedos a 2.814 crianças de 11 instituições. A meta para 2023, conforme ele, é distribuir 4.400 brinquedos para 1.467 crianças das 11 instituições sociais atendidas pelo Sesc.

“A expectativa do quantitativo de brinquedos a serem arrecadados para este ano é a mesma do ano passado. Tivemos sorte em 2022 de conseguir brinquedos grandes. Então, conseguimos atender mais crianças. Esse ano, no planejamento, diminuímos o número de crianças”, explicou.

Parra destaca que, dependendo do tamanho do brinquedo, o Sesc tem como base a entrega de até três unidades por criança em forma de kit. “Quanto menor a condição financeira dos doadores, menores são os brinquedos. Quando os brinquedos são muito pequenininhos, a gente faz kits com três. Então, foi por isso que diminuímos o planejamento do número de crianças. Se tivermos a sorte de conseguirmos bons brinquedos, obviamente que, assim como no ano passado, iremos atender mais crianças”, complementou.

A ação beneficente conta com a parceria logística do Exército Brasileiro, do Secovi–PR (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais) e dos sindicatos empresariais do comércio filiados à Fecomércio PR, das Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócio (CMEG) do estado, além de empresas do comércio de bens serviços e turismo e parceiros.

Lançamento da campanha

No evento de lançamento da Campanha, no sábado (7), foi abordado o funcionamento da iniciativa, desde a captação das doações até a entrega às crianças. Isso foi feito para proporcionar transparência aos envolvidos de como a campanha funciona do início ao fim e da importância de parceiros para sua realização.

Na oportunidade, houve a fala de Dóris Day Lopes Bazotti, que, entre 2021 e 2022, perdeu o pai, a mãe e uma irmã em diferentes momentos. “Ao invés de me entregar à tristeza, vou optar por fazer algo de bom pra mim e, assim, poder ajudar os outros também”, disse a doadora que, há, aproximadamente, um ano, usa seu tempo livre para conseguir brinquedos de pelúcia e distribuir às crianças carentes. Neste ano, ela doará à campanha do Sesc mais de 230 bichinhos de pelúcia.