Sessões da Câmara de Campo Mourão vão mudar para o período da manhã

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai mudar das 19 para as 9 horas o horário das sessões plenárias realizadas a cada 15 dias. Nesta quarta-feira (13) a sessão extraordinária em que foi votado o projeto de financiamento da prefeitura já foi realizada pela manhã. O novo horário começa a valer, oficialmente, para as próximas sessões ordinárias, no dia 18 de outubro.

“As sessões no período da manhã vão gerar economia. Não iremos gastar com horas extras, com energia elétrica e ainda teremos toda a estrutura do Legislativo à disposição da sessão”, justifica o presidente, Jadir Pepita. O vereador Paulo Pilatte concorda. “Só o fato de fazer economia aos cofres públicos, justifica a mudança”, reforça.

O jornalista Sid Sauer, um dos profissionais da imprensa que mais acompanha as sessões, é contra a mudança. “Sessão pela manhã tira o direito do trabalhador que bate ponto de participar. Você pode dizer que hoje ninguém vai às sessões, mas uma coisa é não ir porque não quer e outra é não ir por não poder”, analisa.

O vereador Márcio Berbet fez uma enquete pela internet. “Não houve manifestação nem participação da população”, revela. Ele também defende a tese da economia. “Possibilitará que mais pessoas participem, considerando que as 19 concorremos com programas de TV, jogos de futebol e outros compromissos assumidos pelas pessoas”, argumenta, ao acrescentar que mesmo antes da pandemia as pessoas já não participavam das sessões presenciais.

O vereador Edilson Martins também comentou sobre a falta de tempo das pessoas. “Nem todos tem disposição de horário para estar na Câmara às 19 horas e nem mesmo, assistir pela internet. No novo horário quem tem interesse e um radinho no serviço, poderá acompanhar o debate enquanto trabalha”, analisa.

A servidora Zenilda Fernandes, que ocupa cargo comissionado no Legislativo, aprova a mudança. “Os vereadores tem mais respaldo administrativo e legislativo, tendo em vista o expediente, a imprensa também fica mais assistida pelos servidores da casa, os vereadores conseguem compartilhar seus trabalhos. Vários outros municípios já fazem as sessões no período diurno”, pondera a servidora.

A participação popular costuma ser o parâmetro para os horários das sessões. A Câmara já teve sessões no período diurno e a sempre pequena participação da população foi o argumento para serem realizadas à noite. Quando foi construído o novo prédio, o plenário foi ampliado e comporta até 140 pessoas (atualmente restrito ao que permite o decreto de enfrentamento a Covid-19).

Com a pandemia, o Legislativo investiu em equipamentos para garantir a transmissão das sessões pela internet, mas mesmo assim a participação online também fica aquém das expectativas para uma cidade do porte de Campo Mourão.

“Não importa o horário, o povo não acompanha nada, a não ser que o assunto mexa diretamente com seu interesse pessoal. Nem mesmo das audiências públicas, onde a prefeitura traz todas as informações e as pessoas podem participar com perguntas. Nossa cultura política é uma vergonha”, disse um ex-vereador que pediu para não ter o nome divulgado.