Simepar prevê chuva para Campo Mourão só no fim deste mês. E geada

Conforme os prognósticos do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o período de estiagem deverá chegar ao fim em Campo Mourão só a partir do dia 27 deste mês, quando a chuva, finalmente, deverá chegar à região. Como parte do pacote, há previsão de bastante frio também, com possibilidade de geada no dia 28, com os termômetros devendo atingir a casa dos 5ºC graus.

Até lá, o clima continua bastante seco, com o sol predominado em toda a região. Após a nova onda de frio desta semana, com a temperatura prevista de 8ºC para esta quinta-feira (15), as temperaturas voltam a subir, variando entre 12ºC a 17ºC (mínima) e 26ºC a 29ºC (máxima).

Para o próximo dia 27 deste mês o Simepar prevê 9,6 milímetros de chuva. A probabilidade de precipitação é de 100%. Há mais de 40 dias não chove significativamente na Comcam. O longo período de estiagem está prejudicando principalmente pastagens, afetando a alimentação do rebanho bovino.

Em algumas comunidades rurais da cidade de Iretama, algumas famílias de produtores rurais já enfrentam o desabastecimento de água. Desde a semana passada a prefeitura vem fornecendo água a estes locais afetados com caminhão pipa. A comunidade mais atingida até o momento é o assentamento Muquilão, onde vivem mais de 100 famílias que são abastecidas por água minas, porém, as nascentes estão secando.

Outro grande problema nesta época mais seca são as queimadas. Diariamente o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão está atendendo ocorrências de incêndios ambientais. Na cidade de Roncador, os Bombeiros Civis também estão tendo bastante trabalho. Na noite dessa terça-feira, por exemplo, um grande incêndio ambiental foi registrado no jardim Vitória.

CRIME AMBIENTAL

Apesar de ser uma prática relativamente comum, atear fogo em terrenos baldios ou em qualquer outro local é configurado crime ambiental e as pessoas que forem flagradas podem responder processo criminal.

Os infratores podem receber multas de até R$ 1 mil por fração de hectares pelo uso de fogo sem autorização ou não observar as precauções recomendadas para a queima controlada ou ainda pegarem até três anos de detenção. Se alguém presenciar um incêndio, pode fazer denúncias à Força Verde pelo telefone 0800-6430304, ou ainda ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.