Simepar prevê chuva para esta quarta e frio intenso a partir de quinta em CM e região
O tempo deverá mudar bruscamente nesta quarta-feira (28) em Campo Mourão e região com a chegada de uma frente fria que traz chuva à Comcam. No município estão previstos 27,2 milímetros, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Não está descartada a ocorrência de temporais isolados (vendaval e granizo).
Após a passagem da chuva, a temperatura irá despencar já significativamente a partir desta quarta, quando os termômetros deverão atingir os 9ºC, segundo o Simepar. Mas é na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, que o frio mais intenso deve atingir Campo Mourão, com temperaturas que deverão chegar aos 6ºC e 5ºC, respectivamente. Para sexta-feira, aliás, está prevista a ocorrência de geadas nas regiões mais baixas, em Campo Mourão e municípios da Comcam.
A partir de sábado (31), quando estão previstos 7ºC, a temperatura volta a subir gradativamente, aumentando para 10ºC no domingo (1º de junho) e 13ºC na segunda-feira (2). Depois desta quarta, a chuva está prevista para retornar à região na terça-feira (3), quando estão previstos 28 milímetros. Desta terça até o próximo dia 3, as máximas variam entre 14ºC e 21ºC.
No boletim meteorológico emitido na manhã desta terça-feira (27) pelo Simepar, o meteorologista Samuel Braun informou que, no decorrer da noite desta terça e madrugada de quarta-feira, uma frente fria avança de forma gradual pelo Sul do Brasil, com deslocamento em direção ao território paranaense. “Entre a tarde e a noite, a faixa oeste do estado será a primeira a ser impactada pela instabilidade, com registro de pancadas de chuva e potencial para temporais, especialmente em municípios próximos à fronteira com os países vizinhos”, informou.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, em algumas regiões do Paraná as temperaturas podem cair para a faixa de 0°C a partir da quinta-feira (29). Os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste do Paraná, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste.
Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo pontualmente ficar negativas. O frio será ainda mais intenso na sexta-feira, principalmente na RMC, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Na RMC, A temperatura deve chegar a 1°C, mas nas outras três regiões podem ocorrer temperaturas negativas, pontualmente.
Segundo o Simepar, a previsão fica mais precisa quanto mais próxima da data verificada. Por conta disso, o órgão recomenda que a população acompanhe o “Alerta Geada”, na página inicial do site do Simepar (https://www.simepar.br), que traz as informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná. O serviço é realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e de Abastecimento (SEAB).
Preocupação no campo
O risco de geada deixa os produtores rurais em alerta. Caso as previsões se confirmem, podem causar perdas nas lavouras de milho que estão no estágio de frutificação na região da Comcam. De acordo com o último boletim agropecuário divulgado pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 46% das lavouras de milho segunda safra estão nessa fase de desenvolvimento.