Sobe para 11 confirmações de dengue na região de Campo Mourão, Saúde está em alerta

O boletim semanal divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), aponta que a região de Campo Mourão registrou mais três casos de dengue da última semana para esta, aumentando para 11 as confirmações.

Os municípios com pacientes infectados são: Engenheiro Beltrão (4), Fênix (2), Goioerê (2), Moreira Sales (2) e Quinta do Sol (1).Campo Mourão não tem nenhuma pessoa contaminada pelo vírus. A região soma 280 notificações e 82 casos prováveis.

Considerando que no ciclo epidemiológico anterior a Comcam registrou elevado número de casos, a 11ª Regional de Saúde alerta a população para que mantenha os cuidados de prevenção para evitar que a doença se alastre. A principal orientação é evitar água parada. A recomendação aos moradores é que façam uma varredura em seus quintais e residências pelo menos uma vez por semana.

No ciclo anterior a Comcam teve 8.829 confirmações de dengue contra 2.259 em 2020/21, um aumento de 391,7%. No período, a região teve 14.012 notificações e 9.487 casos prováveis da doença.

Paraná

No Paraná, o boletim traz 56 novos casos da doença. Ao todo são 1.216 confirmações em 168 municípios, 13.622 notificações de dengue, 3.279 casos em investigação e duas mortes (Foz do Iguaçu e Maripá) neste período epidemiológico.

A Sesa informou que continua alerta e atua em conjunto com os municípios para conscientizar a população da importância de manter os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente nestes períodos mais chuvosos.

A Secretaria também divulgou o 5º Informe Entomológico com os dados de infestação predial. O índice é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados.

O informe traz também a informação de que mais de 70% dos criadouros são passíveis de eliminação, como vasos de plantas, pneus e lixo, o que evidencia a necessidade de sensibilização da sociedade para o cuidado com seu domicílio e a intensificação dos serviços de limpeza urbana e destinação de resíduos. Também foram confirmados três casos de Chikungunya e nenhum de Zika Vírus no Paraná.