Startups e alunos vencedores de maratona de programação da NASA apresentam projetos

Seis startups de Campo Mourão que tiveram projetos aprovados pelo programa Sinapse da Inovação, promovido pelo governo do Paraná e Fundação Araucária, e um grupo de alunos do campus da UTFPR  obtiveram a 1ª e 2ª colocação no Nasa International Space Apps Challenge. A competição é uma maratona de programação da agência espacial americana e os projetos foram apresentados na semana passada, no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli.

O encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município buscou aproximar a prefeitura dos projetos idealizados por alunos e empreendedores. Campo Mourão ficou entre as cinco cidades do Estado em número de projetos aprovados no Edital Sinapse da Inovação, que irá aportar até R$ 40 mil reais a fundo perdido para que as startups comecem a desenvolver seus projetos.

“Esse tipo de negócio e de empresa é de extrema importância para o município, pois permite que os alunos tenham possibilidade de aplicar suas pesquisas e aprender praticamente empreendendo. Podem gerar novos negócios e atuar num mercado para além de Campo Mourão, sem muitos investimentos em infraestrutura, como no modelo tradicional de indústria de transformação”, observou  o prefeito.

Projetos

Dos seis projetos aprovados, dois foram campeões de edições passadas do EmpreendeWeek, o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo da região. Outro dado que chama a atenção é participação da UTFPR-Campo Mourão nos resultados. Dos seis projetos, cinco são desenvolvidos por alunos e professores da instituição.

Um dos projeto é o LawSolutT – tecnologia em soluções jurídicas, formado por estudantes da UTFPR e Unespar que venceram o Hackathon Procon de 2018. Trata-se de um sistema para o cálculo da dosimetria da multa gerada pelos Procons, tornando o processo automático e reduzindo o tempo que antes era de até 20 dias para menos de 2 minutos.

O outro é o Smart Collect Soluções Tecnológicas: startup formada por alunos da UTFPR de Campo Mourão, vencedora do primeiro Empreende Week 2017. O projeto é desenvolver equipamentos eletrônicos que afiram a medição e o monitoramento de energia elétrica para empresas e indústrias, utilizando inteligência artificial para alertar os clientes.

Também foi selecionado o Érgon Biotecnologia  voltado  a produção e a comercialização de biorremediadores, para o tratamento de efluentes industriais e urbanos. Um dos diferenciais do processo é favorecer o reuso da água pela indústria ou sua devolução aos corpos hídricos nos padrões ambientais.

O Smart Tribute – Tecnologia aplicada a simplificação tributária, facilita a consulta tributária, melhorando a qualidade e valor justo no recolhimento dos impostos através do regime tributário correto.

Outro foi o NewHappen – Rede social humanitária para melhorar a saúde mental das pessoas. A plataforma facilita a comunicação entre pessoas com transtornos mentais, profissionais da saúde mental e voluntários , permitindo conversas, agendamento para consultas presenciais e online. Essa já está sendo utilizada no atendimento do CAPS.

Já a Geralgrafe – soluções tecnológicas em grafeno, promete produzir o nobre material a partir do reaproveitamento do grafite de pilhas.

Maratona da NASA

A maratona de programação da agência espacial americana ocorreu em 80 países e envolveu 29 mil participantes. Um dos eventos ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro em Maringá, envolvendo 276 pessoas e 33 times.  

O primeiro e o segundo colocados foram ocupados por alunos da UTFPR dos cursos de engenharia ambiental e ciência da computação. O grupo campeão desenvolveu um sistema de internet para navegação em alto mar, utilizando a rede de bóias e sensores de monitoramento de temperatura e os próprios navios como roteadores de sinal.

A equipe segunda colocada desenvolveu um sistema de rede de sensoriamento de poluição de ar para os bairros das grande cidades, permitindo inclusive que o preço de imóveis seja influenciado pelo monitoramento e dados de poluição do ar.