Tecnologia no campo: 19º Encontro de Inverno da Coamo reúne milhares de cooperados
Aberto na terça-feira (24), a Coamo encerra nesta quinta-feira (26) o 19º Encontro de Cooperados de Inverno na Fazenda Experimental, em Campo Mourão, reunindo milhares de cooperados de várias regiões dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Além deles, produtores associados no Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade no início deste mês de participar de evento semelhante na estação experimental da Coamo em Dourados (MS).
O evento, que conta com cinco estações temáticas relacionadas desde o manejo das plantas até as novas tecnologias, é direcionado aos cooperados, técnicos e especialistas. O Encontro de Inverno é uma oportunidade para os cooperados se atualizarem sobre as últimas novidades do setor agrícola. Além das estações de pesquisa, conta também com a realização da Feira de Negócios, que apresenta ampla exposição de máquinas e produtos das empresas parceiras da cooperativa.

“Aqui estão 106 empresas expositoras. E expomos única e exclusivamente aquilo que nós fornecemos nas nossas lojas. Ou seja, o que de fato a Coamo leva aos cooperados nos seus 76 municípios de atuação”, falou o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari. Ele lembrou que este ano o evento é ainda mais especial para a Coamo, uma vez que estão sendo comemorados os 50 anos da Fazenda Experimental. “A Fazenda Experimental continua evoluindo nesses 50 anos até chegarmos neste nível que estamos hoje”, comentou. Galinari informou que mais de 200 experimentos são realizados anualmente na unidade.
O presidente enfatizou que, quando o cooperado vai à Fazenda Experimental, ele observa como a cooperativa trata cada um dos experimentos. “Só levamos aos nossos cooperados as melhores tecnologias já testadas. Este é o objetivo da fazenda. Este é o objetivo do encontro, mostrar realmente a evolução da agricultura e aquilo que é aplicado e o que de fato ele pode levar para a sua propriedade com auxílio da assistência técnica da Coamo e colher bons resultados”, ressaltou.
Atualmente, a Coamo tem uma equipe técnica de 420 engenheiros agrônomos e veterinários a campo que transferem essa tecnologia às propriedades. “E a resposta do cooperado é a participação efetiva na cooperativa. São mais de 32 mil cooperados em 76 municípios em três estados que participam efetivamente da cooperativa porque acreditam e têm confiança nela”, observou Galinari.
Ele disse que para o Encontro de Inverno é considerado o que chama de três ‘pilares do conhecimento técnico’, onde são expostos temas que englobam o controle de pragas e manejo, novas tecnologias de híbridos de milho; e na parte operacional, o sistema de aplicação, de fungicidas e herbicidas. Também na tarde desta quinta-feira, os cooperados participarão de uma palestra de mercado para se atualizarem sobre o cenário atual das commodities de milho e soja, além de como as questões geopolíticas e das guerras podem influenciar nas questões dos fertilizantes e insumos.
Disseminação de tecnologia
O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, destacou a importância do encontro para a disseminação de tecnologia entre os cooperados. “Tivemos uma participação muito grande do quadro social e isso demonstra o interesse dos cooperados. Nos permite apresentar novas tecnologias e fornecê-las aos produtores, garantindo mais produtividade e renda no campo”, avaliou, ao adiantar que entre os dias 15 a 19 de dezembro a cooperativa realizará também na Fazenda Experimental o Encontro de Verão. “Será outra oportunidade para o cooperado ficar bem atualizado sobre as novas tecnologias”, frisou.

Gallassini também comentou que a função da Fazenda Experimental é testar as tecnologias previamente antes de oferecer ao quadro social. “É um encontro que congrega tecnologias tanto em equipamentos, variedades e manejo. É uma satisfação receber os cooperados e todos os parceiros na exposição de máquinas todos os dias do encontro. Tudo isso para cumprir a missão da cooperativa, que é de fato gerar renda de forma sustentável ao nosso cooperado.”
Ele, que tem 55 anos de Coamo e 57 anos de Campo Mourão, assegurou ainda que o cooperativismo é um ‘sistema perfeito’. “Toda economia deveria ser em torno do cooperativismo, que é um trabalho voltado para o associado. Mas é preciso ter uma educação cooperativista para ter credibilidade do quadro social. Ou seja, aqui é o cooperado que manda”, argumentou.
Sistema de produção
O coordenador da Fazenda Experimental, João Carlos Bonani, destacou que todos os temas abordados durante o encontro, tanto na parte da agricultura quanto na pecuária, são voltados ao sistema de produção com ‘muita informação, tecnologias e inovações’ repassadas aos cooperados. “Nos três dias de encontro, tivemos um grande público de cooperados que atendeu ao convite da equipe das unidades, participando ativamente, fazendo perguntas e tirando dúvidas”, avaliou, ao comentar que os temas escolhidos são relevantes tanto para os cooperados quanto para a equipe técnica.
Bonani observou ainda que o Encontro de Inverno é uma extensão dos dias de campo realizados nas unidades.
Para o gerente técnico da Coamo, Marcelo Sumiya, a preocupação da cooperativa é compartilhar conhecimento sobre assuntos de interesse dos cooperados, que estão sendo preparados para a ocorrência de possíveis problemas com o uso de tecnologias. Ele lembrou que foi dessa forma que, em encontros anteriores, foram discutidos, por exemplo, o tema da cigarrinha com as técnicas levadas aos produtores para serem utilizadas no combate à praga.
Sumiya disse ainda que é grande o interesse dos produtores em participar dos encontros da Coamo, levando em consideração a importância do sistema de produção, que é complexo. Ele destacou que a intensidade do sistema de cultivo oferece desafios, como o combate às pragas. “Além disso, estamos sempre buscando visitar estações de pesquisa para compartilhamento de informações úteis para a prática nas propriedades”, frisou.
Já o diretor de suprimentos da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, lembrou que os Encontros de Cooperados são preparados com muito carinho com temas escolhidos de acordo com a relevância e impacto que têm para o trabalho do cooperado. “O objetivo é que os cooperados saiam informados e preparados para os desafios em sua propriedade”, resumiu.
Veja mais fotos: