Tiro de Guerra comemorou Dia da Bandeira nacional

O Tiro de Guerra de Campo Mourão realizou nesta sexta-feira (19), a solenidade cívica em comemoração ao Dia da Bandeira nacional. Além dos atiradores, instrutores e autoridades, alunos do Colégio Militar Unicampo também participaram da cerimônia.

“Aproveitamos a oportunidade para realizar a entrega dos diplomas de Amigos do TG àqueles que diuturnamente corroboram com a Formação dos Jovens Mourãoenses”, explicou o chefe de instrução, 1º sargento Jarbas Renê. O evento contou ainda com o ritual de queima das bandeiras, que deve ser feito por forças militares para dar fim aos pavilhões desbotados e danificados com a ação do tempo.

O Dia da Bandeira é celebrado para marcar o fim do Império e o início da República no país. A data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. A bandeira que conhecemos hoje é a décima do Brasil.

O lema “Ordem e Progresso” tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.