Trabalhadores da limpeza pública e recicladores são vacinados contra covid em Campo Mourão

A vacinação contra coronavírus (Covid-19), ganhou impulso em Campo Mourão nas últimas semanas. Foi aberta, desde a semana passada, à população em geral. Na tarde desta quinta-feira (17), 70 trabalhadores da limpeza pública do município e 23 recicladores das cooperativas Cooperesíduos e Associguá foram imunizados com a primeira dose da CoronaVac. A vacinação foi feita no pátio da Seleta Ambiental, empresa responsável pelo serviço de limpeza da cidade. 

“Uma luz no fim do túnel”, avaliou o funcionário Márcio dos Santos Rodrigues, 39, um dos imunizados. Ele destacou a importância da vacina. “É muito emocionante tomar a primeira dose.  Dá um certo alívio, ainda mais para nós que não paramos nenhum dia. É uma vitória”, resumiu. 

A recicladora Elizabete da Conceição Muniz, 45 anos, também foi imunizada com a primeira dose. Disse que o momento era bastante aguardado. Na família, só ela e a mãe foram vacinadas até o momento. “Se tivesse condições até de comprar e tivesse a vacina disponível já teria vacinado antes. Pelo nosso serviço a vacina é essencial”, destacou. Ela comentou que a partir de agora trabalha mais aliviada. “Vamos continuar nos cuidando, mas agora já me sinto mais segura”, frisou. 

O gerente da Seleta, Gustavo Pascom, acompanhou a imunização dos funcionários da empresa. Ele se emocionou. “É um dia muito especial para nós. Gostamos de cuidar da cidade e estamos sendo retribuídos com este cuidado por parte do município. Temos muita gratidão por este momento. Agradecemos de coração o reconhecimento”, falou emocionado. 

Ele comentou que os funcionários da empresa não pararam nenhum dia durante a pandemia. “Ao longo deste pouco mais de um ano procuramos cuidar ao máximo de todos. Graças a Deus tivemos poucos casos de covid. Agora começamos a viver um novo momento com a vacina. Vamos trabalhar mais aliviados e tranquilos”, ressaltou. A Seleta tem ao todo 120 funcionários, mas 50 já tinham sido imunizados por estarem em grupos prioritários ou pela faixa etária. “Todos estavam muito ansiosos. Tivemos a graça de Deus de ser abençoados agora com esta vacina”, complementou. 

Vacina no braço

O secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique Santos, acompanhou a imunização. Ele disse que a ordem no município é ‘vacina no braço da população e não na geladeira’. “Estar vacinando os trabalhadores da limpeza pública e coleta de resíduos é mais uma etapa importante da imunização em Campo Mourão. Eles podem estar em contato todos os dias com material contaminado. Por isso é muito importante que estejam imunizados”, argumentou. 

Ele destacou que o município vem trabalhando, literalmente, dia e noite para acelerar a vacina. “Na última sexta-feira fizemos imunização em três turnos e estamos imunizando também nos finais de semana. O compromisso é imunizar o mais rápido o maior número de pessoas na cidade”, falou. O secretário lembrou a população sobre a importância de continuar com os cuidados de prevenção ao vírus, como uso de máscara, evitar aglomeração e uso do álcool em gel, inclusive quem já se vacinou.