Trabalho acadêmico exibe documentário sobre autismo no mercado de trabalho
Os estudantes Aline Cristina Ambrósio, Francieli Bengozi Machado, Karine Lopes dos Santos, Anderson José Loures e Fátima Fonseca, do 2º ano do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, exibiu, recentemente, o documentário: “Autismo – Peculiaridades do mundo azul no mercado de trabalho”.
Os cerca de 50 minutos de exibição no Anfiteatro da instituição atraíram aproximadamente 40 participantes, entre alunos, professores, pessoas entrevistadas para o documentário e comunidade externa. De acordo com os estudantes, o trabalho acadêmico foi realizado para a disciplina de História da Educação em Direitos Humanos, ministrada pelo professor doutor Fred Maciel.

A intenção do grupo foi abordar um tema considerado sensível, para promover maior conscientização sobre o autismo no mercado de trabalho. “O motivo de fazermos em forma de documentário foi para depois estarmos apresentando isso à sociedade, para que possa tomar consciência do assunto”, comentou Aline, uma das integrantes do grupo.
O vídeo educativo conta com diferentes participantes, que concederam entrevistas ao grupo, como autistas trabalhadores, uma mãe de autista e uma enfermeira. Participaram do curta-metragem, também, uma professora e conhecedora do assunto, um funcionário do setor de Recursos Humanos de uma empresa que emprega autistas e um professor da Unespar que está ligado ao Centro de Direitos Humanos da universidade.
Diante da importância do tema abordado pelos alunos, o grupo já recebeu, até mesmo, o convite de uma instituição para apresentar o documentário aos profissionais do local, acompanhado de uma explanação sobre o surgimento da ideia e o desenvolvimento do projeto.
