Trabalho acadêmico exibe documentário sobre autismo no mercado de trabalho

Os estudantes Aline Cristina Ambrósio, Francieli Bengozi Machado, Karine Lopes dos Santos, Anderson José Loures e Fátima Fonseca, do 2º ano do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, exibiu, recentemente, o documentário: “Autismo – Peculiaridades do mundo azul no mercado de trabalho”.

Os cerca de 50 minutos de exibição no Anfiteatro da instituição atraíram aproximadamente 40 participantes, entre alunos, professores, pessoas entrevistadas para o documentário e comunidade externa. De acordo com os estudantes, o trabalho acadêmico foi realizado para a disciplina de História da Educação em Direitos Humanos, ministrada pelo professor doutor Fred Maciel.

Entre as cerca de 40 pessoas que participaram da exibição do documentário, os entrevistados também estiveram presentes

A intenção do grupo foi abordar um tema considerado sensível, para promover maior conscientização sobre o autismo no mercado de trabalho. “O motivo de fazermos em forma de documentário foi para depois estarmos apresentando isso à sociedade, para que possa tomar consciência do assunto”, comentou Aline, uma das integrantes do grupo.

O vídeo educativo conta com diferentes participantes, que concederam entrevistas ao grupo, como autistas trabalhadores, uma mãe de autista e uma enfermeira. Participaram do curta-metragem, também, uma professora e conhecedora do assunto, um funcionário do setor de Recursos Humanos de uma empresa que emprega autistas e um professor da Unespar que está ligado ao Centro de Direitos Humanos da universidade.

Diante da importância do tema abordado pelos alunos, o grupo já recebeu, até mesmo, o convite de uma instituição para apresentar o documentário aos profissionais do local, acompanhado de uma explanação sobre o surgimento da ideia e o desenvolvimento do projeto.

A exibição do documentário, na semana passada, reuniu um público formado por professores, discentes, entrevistados e, inclusive, comunidade externa