Unespar de Campo Mourão terá refeição subsidiada
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) inicia, nesta segunda-feira (22), a distribuição de 40 refeições subsidiadas, para os selecionados do Programa de Refeição Subsidiada da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) nos sete campi da universidade, incluindo Campo Mourão. A seleção ocorreu entre os meses de abril e maio, seguindo critérios baseados no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), que considera fatores como renda familiar, despesas com moradia, transporte e cuidados de saúde.
De acordo com a chefe da Divisão de Assuntos Estudantis (Divas) de Campo Mourão, professora Jacqueline Vignoli, a iniciativa garantirá aos estudantes do campus, em maior vulnerabilidade, acesso a uma alimentação saudável. “O Programa Refeições Subsidiadas é resultado do esforço entre Propedh e Direção de campus na organização e realização, contribuindo diretamente na permanência estudantil”, comenta Jacqueline.
O investimento no programa será custeado com recursos próprios do campus, que realizou processo licitatório para contratação de empresa especializada para o fornecimento das refeições, seguindo os trâmites licitatórios pertinentes.
O diretor da instituição local, professor João Marcos Borges Avelar, destacou e agradeceu o trabalho de toda a equipe envolvida em mais esse avanço nas políticas estudantis. “O campus de Campo Mourão, juntamente com a reitoria, vem trabalhando diretamente na construção de políticas de permanência estudantil, e o início do Programa Refeições Subsidiadas é fundamental no enfrentamento contra a insegurança alimentar de nossos alunos e alunas”, diz.
A direção do campus destaca, ainda, que a distribuição das refeições será em frente da Sala de Permanência Estudantil, em horário previamente acordado com os estudantes selecionados, facilitando o acesso e a logística para os beneficiários.
O programa
O programa faz parte das ações de curto prazo de enfrentamento à insegurança alimentar entre os estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando melhorar e garantir a permanência estudantil nos sete campi da Unespar, oferecendo apoio direto aos beneficiários de segunda a sexta-feira.
Segundo a Pró-reitora da Propedh, professora Andréa Sério, o início do programa em todos os campi da Unespar é uma resposta institucional de enfrentamento à insegurança alimentar imediato, em atendimento à demanda estudantil, enquanto a instituição trabalha em soluções como a implantação de restaurantes universitários nas unidades de ensino superior.