UTFPR está com inscrições abertas para apoiar pesquisadores doutores
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas até o dia 5 de abril, para doutores da instituição interessados se inscreverem para o edital de apoio à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. O aporte total será de R$ 600 mil, divididos em 135 cotas de R$ 3 mil na modalidade A e outras 65 no mesmo valor na modalidade B.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
O edital é destinado a servidores doutores ativos do quadro de professores da instituição que atuam em regime de dedicação exclusiva, doutores aposentados que se enquadrem no programa de serviço voluntário e professores doutores visitantes, desde que cumpram os requisitos expressos no regulamento. O edital, na íntegra, pode ser consultado por meio do seguinte link: https://tinyurl.com/yc24fn24
A modalidade A é voltada para auxílio financeiro ao pesquisador, como materiais de consumo usados em laboratório, químicos, elétrico e eletrônico, biológico etc. O aporte também contempla locação de software e serviços de terceiros mediante autorização de cada campus. Porém, cabe a cada pesquisador verificar se os materiais não estão disponíveis no almoxarifado virtual da UTFPR antes de fazer a compra.
Ainda nessa modalidade, conforme o edital, é vetada a alocação dos recursos para despesas de capital; são elas: peças para computadores, mobiliários, equipamentos eletrônicos e material bibliográfico. Gastos com diárias e passagens, além da contratação de serviços gráficos, pagamento de aluguéis, assinaturas de periódicos e bolsas para estudantes também estão proibidos.
Enquanto a modalidade B, destinada para aquisição de materiais permanentes, o recurso será para financiar a aquisição de bens destinados às atividades a atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e inovação, incluindo software que, neste caso, compreende programa de computador cujo prazo de utilização é indefinido, também chamado de “licenciamento perpétuo”. Essa modalidade também proíbe que os recursos do programa sejam aplicados para obras e ressarcimento de despesas.
Prazos
Além de fazerem as inscrições na modalidade interessada até o dia 5 de abril, os pesquisadores deverão atualizar o Currículo Lattes até o dia 9 de abril. Os resultados preliminares saem até o dia 6 de maio. Em seguida, os candidatos terão até o dia 8 de maio para interposição de recursos.
Os resultados finais estão previstos para sair até o dia 20 de maio. Já a execução financeira de ambas as modalidades será a partir de 1º de junho, não devendo exceder o dia 4 de outubro, conforme expresso no edital, salvo se, nessa data limite, o recurso repassado já estiver empenhado para compra.