Voluntários, médicos criam ação contra Covid

Um grupo de 13 médicos de Campo Mourão, voluntariamente, decidiu se unir para ajudar pacientes positivados com a Covid-19. A partir dos próximos dias, através de atendimentos por videoconferência, eles estenderão ajuda no tratamento precoce à doença. As primeiras conversas para efetivar a ideia aconteceram na manhã de sábado, entre os profissionais de saúde, os vereadores Márcio Berbet, Elvira Schen e Nayane Hruska, além do secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

O objetivo é que o município ajude dispondo medicações, via SUS, e um espaço físico. Também colaborará com a triagem dos infectados e uma equipe de enfermagem. Pessoas sintomáticas devem passar por exames como aferição da pressão, temperatura e saturação de oxigênio. Através de tele consultas, os médicos farão uma escala com os horários de atendimentos. “O objetivo é ser uma verdadeira equipe para ajudar ainda mais a população”, explicou a médica Belisa Zimmermann Bognar, especialista em saúde Mental e Psiquiatria. 

Belisa informou que um protocolo para condutas médicas será montado e cada profissional passará a monitorar os pacientes, diariamente. Ela explica que os médicos voluntários abrangem várias áreas da medicina. Todos em torno de uma só causa. “O objetivo é somar esforços e tentar minimizar os danos desta doença”, disse. 

O projeto deve começar ainda esta semana. Pelo menos, assim que o município consiga organizar as medidas necessárias à sua implementação. Tão logo sejam implementados, os atendimentos serão divulgados à comunidade. “Estamos levantando a estrutura necessária para atendê-los”, revelou o secretário de Saúde.