Voluntários se mobilizam para garantir alimentos e assistência a necessitados

Os impactos da pandemia de Coronavírus na economia em geral fez aumentar o número de pessoas que ficaram sem renda e, consequentemente, em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria de Assistência Social de Campo Mourão, por exemplo, tem distribuído o triplo de cestas básicas em relação ao início do ano passado. O aumento no número de necessitados também fez aumentar a mobilização de voluntários para garantir alimentos e outros tipos de assistência.

Na semana passada, quando as temperaturas caíram bruscamente, várias ações de solidariedade foram realizadas por diferentes grupos de voluntários. A Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) foi um dos grupos que encabeçou movimentos de ajuda. Algumas das participantes doaram produtos de higiene pessoal, como absorventes e shampoo, para as mulheres atendidas pelo Lar Dom Bosco.

Até uma secadora de roupas também foi doada para o Lar com a ajuda de 100 pessoas que compraram frango assado numa promoção para conseguir ajuda. “Também distribuímos cobertores e mantas arrecadados com a campanha do Cayenna”, relata a presidente da ASR, Cintia Bonkoski.

O Grupo do Bem, formado por voluntários, arrecadou 180 kits de inverno distribuídos na Vila Guarujá na semana passada. O grupo é o mesmo que recentemente doou lanches para pacientes e funcionários da UPA. Foram atendidos ainda com doações pacientes da hemodiálise, moradores de rua e famílias carentes.

Uma das integrantes do grupo, a empresária Ana Paula Daleffe, colocou sua empresa para fazer marmitas distribuídas a moradores de rua pelos freis responsáveis pela Casa de Passagem São Bento José Labre. No total foram 210 marmitas distribuídas na quinta, sexta e sábado. “O trabalho que os freis têm feito com os poucos recursos que dispõem está sendo muito bacana, bem diferente do que era antes”, analisa Cintia.

Segundo a presidente, uma vez por mês a ASR serve lanche a trabalhadoras da Cooperativa Cooperesíduos, que recebe e manuseia materiais recicláveis. “É um momento de descontração e o alimento que sobra elas levam para casa”, conta a presidente da ASR. No próximo mês, além do lanche está programada uma palestra sobre educação dos filhos e também atividades físicas de prevenção a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Funcionários do Expressos Nordeste também se reuniram e fizeram uma coleta de leite em caixa e achocolatados para o Lar Miriã, que atende crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência familiar.

A Polícia Militar é outra instituição que também está em plena campanha de arrecadação de alimentos em prol de duas entidades assistenciais, uma das o Lar Dona Jacira. “Agora contamos com o apoio da M.A. Máquinas, concessionária John Deere, que irá dobrar a quantia que arrecardarmos”, explica a assessoria de comunicação do 11º BPM.

A campanha, que já arrecadou até agora 250 quilos, faz parte das comemorações do aniversário da Polícia Militar e prossegue até o dia 10 de agosto. Até lá as doações podem ser entregues na sede do Batalhão (Avenida José Tadeu Nunes, 216).