Votação em dois colégios sobre ensino cívico-militar termina nesta quinta-feira

Termina às 21 horas desta quinta-feira (12) a votação em dois colégios estaduais de Campo Mourão, sobre a implantação ou não do modelo de ensino cívico-militar. A consulta, iniciada ontem, foi autorizada  pela Secretaria Estadual da Educação nos colégios Marechal Rondon e Oswaldo Cruz. Segundo a chefia do Núcleo Regional da Educação, em ambos os colégios o número de votantes deverá alcançar o quórum exigido para validar a escolha, que é 50 por cento mais um.

Podem votar pais, alunos e profissionais que trabalham nos colégios. No caso do Marechal Rondon, houve um movimento liderado pela direção para solicitar à Secretaria de Educação e também à chefia do Núcleo que o colégio fosse incluído para essa consulta.  Dos quatro colégios contemplados na primeira consulta, dois aprovaram o ensino cívico-militar (colégios Darci Costa e Unidade Polo) e dois reprovaram (Vinicius de Moraes e Antonio Teodoro de Oliveira). 

A consulta tem gerado manifestos contrários da APP-Sindicato dos Professores. A entidade alega que não houve discussão prévia sobre o tema com os educadores e por isso pedem que os pais votem contra. O movimento contrário, porém, foi maior na primeira consulta.

Insatisfeitos por terem ficado de fora na primeira etapa, a direção, APM e Conselho Escolar fizeram uma reunião e ofícios com cópias da ata foram encaminhados a algumas autoridades solicitando apoio para convencer a SEED a reconsiderar o pedido. “No ano passado, quando nem se falava em ensino cívico-militar para Campo Mourão, já aprovamos em Assembleia e temos tudo documentado”, explica a diretora Rita de Cássia Cartelli.